Topo

Afinal, quem inventou a nossa amada internet?

Vint Cerf (à esq.) e Bob Kahn (à dir.), os criadores do protocolo de comunicação TCP/IP e conhecidos como os "pais da internet" - Divulgação/Princeton University
Vint Cerf (à esq.) e Bob Kahn (à dir.), os criadores do protocolo de comunicação TCP/IP e conhecidos como os "pais da internet" Imagem: Divulgação/Princeton University

Rodrigo Lara

Colaboração para Tilt, em São Paulo

22/08/2021 11h16

Parte inseparável das nossas vidas, a internet é utilizada por uma série de dispositivos do nosso cotidiano. Celulares, computadores, televisões e até eletrodomésticos utilizam a rede. Mas afinal, quem inventou a internet?

Não existe uma pessoa que inventou a internet: ela é o resultado do trabalho de muitos pesquisadores de diferentes lugares. No entanto, a rede que hoje conhecemos deriva da Arpanet, sigla para Advanced Research Projects Agency Network (Rede da Agência de Projetos e Pesquisas Avançadas). Essa agência trata-se de um órgão ligado ao Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

Criada em 1969, a Arpanet interconectava as redes de diferentes universidades, laboratórios de pesquisa e militares. Para esse feito, a grande novidade da rede era o protocolo de comunicação TCP/IP, que basicamente estabelece padrões de como os dados devem ser agrupados, transmitidos, roteados e recebidos.

Grosso modo, é uma forma criada para permitir a comunicação padronizada entre computadores diferentes e garantir que essa comunicação persista mesmo quando um dos computadores da rede está indisponível.

Painel do primeiro processador da UCLA (Universidade da Califórnia) a transmitir uma mensagem pela Arpanet - Wikimedia Commons - Wikimedia Commons
Painel do primeiro processador da UCLA (Universidade da Califórnia) a transmitir uma mensagem pela Arpanet
Imagem: Wikimedia Commons

O TCP/IP é a base da internet que conhecemos hoje e seus criadores foram os norte-americanos Robert Kahn e Vinton Cerf. Bob Kahn e Vint Cerf são, frequentemente, citados como os "pais" da internet. Nos anos 1970, esses pesquisadores trabalhavam na Agência de Projetos e Pesquisas Avançadas do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

Tempos depois, em 1987, a já chamada internet passou a ter o seu uso comercial liberado. Já em 1992, surge na Europa a World Wide Web (WWW), uma rede dentro da internet criada por Tim Berners-Lee que é a porção que a maioria das pessoas usa —e onde estão hospedados sites e serviços.