Topo

Astrônomo usa iPhone para fazer foto impressionante da Via Láctea

Imagem da Via Láctea feita com iPhone - Tom Kerss
Imagem da Via Láctea feita com iPhone Imagem: Tom Kerss

Bruna Souza Cruz

De Tilt, em São Paulo

24/07/2021 12h32

Um astrônomo de Londres compartilhou na internet nesta semana uma imagem impressionante que fez da Via Láctea usando o celular. O autor foi Tom Kerss, que disse que a foto feita com o iPhone 12 Pro Max nem era o melhor resultado possível.

"Precisamos falar sobre o potencial astrográfico [envolve a captura de imagens do céu e de corpos celestes] das câmeras de smartphones modernos", afirmou em seu perfil no Twitter. "Os pixels do sensor têm apenas 1,7 mícron! É ridiculamente capaz para seu tamanho."

A unidade de medida que ele se refere é o micrômetro, que equivalente à milionésima parte do metro. A imagem mostra nuvens de estrelas e um rastro de meteoro da Via Láctea.

O modelo de iPhone utilizado pelo astrônomo possui a compatibilidade com o formato de imagens RAW, usado por fotógrafos profissionais. Nele, chamado ProRAW pela Apple, é possível editar imagens com ajustes adicionais de exposição e maiores detalhes de cor, contraste e iluminação. Isso acontece porque o formato trabalha com dados brutos vindos da lente, não são impactados pelos algoritmos da câmera.

A captura de imagens céus noturnos não é tão simples. Muitas vezes envolve tirar várias fotos do mesmo enquadramento para que se possa agrupá-las na edição. Dessa forma, fica mais preciso detectar o que é uma estrela e o que é um ruído na imagem, lembrou o site "9To5Mac".

Essa combinação de conhecimento do astrônomo e tecnologia resultou em um belíssimo registro da Via Láctea.