Topo

Notou a diferença? Google atualiza tela do buscador e testa modo escuro

Getty Images
Imagem: Getty Images

Aurélio Araújo

Colaboração para Tilt

07/07/2021 18h05

Você reparou alguma mudança na tela do buscador do Google no seu computador? Nos últimos dias, a empresa fez uma atualização discreta para facilitar o acesso dos internautas às configurações da plataforma. Agora, um botão de engrenagem aparece no topo da tela no lado direito.

Além disso, um novo botão para ativar ou desativar o modo escuro foi disponibilizado para alguns usuários, o que dá indícios de que, por enquanto, é apenas um teste, segundo informações site "9to5Google" — Tilt conseguiu reproduzir uma vez essa opção, mas ela sumiu depois de um tempo.

A engrenagem

Quando você clica na engrenagem, a tela do buscador oferece as seguintes opções: configurações de pesquisa, idiomas, ocultar resultados com conteúdo explícito, pesquisa avançada, histórico de pesquisa, seus dados na pesquisa e ajuda da pesquisa.

Busca do Google ganha menu para refinar pesquisa - Reprodução - Reprodução
Busca do Google ganha menu para refinar pesquisa
Imagem: Reprodução

Antes da mudança, tudo isso ficava disponível na parte inferior da página ou dentro do menu "Ferramentas". A mudança de interface faz com que o caminho até as opções fique bem mais curto.

O modo escuro

Alguns usuários passaram a ter acesso a um botão específico para alterar as configurações de tela para o modo escuro.

Essa alteração de interface faz com que a cor branca, comumente utilizada como cor de fundo, seja trocada para tons mais escuros. Para não prejudicar a visibilidade, os tons mais claros são invertidos com os escuros, mantendo um contraste mínimo.

A configuração fica à esquerda da engrenagem, que serve para ativar a função, em formato de sol. Ao ser clicado, ele muda automaticamente a tela e o botão se transforma numa lua.

Busca do Google ganha botão para alternar entre modo convencional e modo escuro - Reprodução - Reprodução
Busca do Google ganha botão para alternar entre modo convencional e modo escuro
Imagem: Reprodução

Papel de parede interativo

A versão móvel também traz novidades. Nela, o Google está testando novos fundos para o buscador.

Para isso, o papel de parede é alterado de acordo com a pesquisa feita.

No entanto, isso só acontece com determinadas buscas, e a alteração também não aparece para todo mundo. Normalmente, quando isso é feito, é porque a função ainda está passando por testes.