Topo

ContrateQuemLuta: bot no Whats une prestadores de serviços a quem precisa

Contrate Quem Luta é um bot no WhatsApp criado pelo MTST para conectar prestadores de serviço com quem precisa - Reprodução
Contrate Quem Luta é um bot no WhatsApp criado pelo MTST para conectar prestadores de serviço com quem precisa Imagem: Reprodução

De Tilt, em São Paulo

04/07/2021 04h00

Com a pandemia, muita gente, infelizmente, perdeu o emprego. Pensando em ajudar a conectar profissionais com pessoas que que queiram contratar serviços, o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) decidiu criar chatbot, robô de conversa que usa respostas automatizadas, no WhatsApp.

Chamado ContrateQuemLuta, o sistema conta com mais de 190 trabalhadores de 50 áreas distintas — localizados na região metropolitana de São Paulo. Todos eles participam da organização que reivindica o direito à moradia.

As áreas de atuação envolvem profissionais especializados: em contabilidade, a educadores, eletricista, redatores, técnico em informática, etc.

"Se percebemos que há boa aceitação e que há condições operacionais, podemos transformá-lo num programa nacional, podendo expandir para além do movimento", disse Felipe Bonel, militante do núcleo de tecnologia do MTST e um dos desenvolvedores do chatbot.

Segundo ele, desde fevereiro, quando a tecnologia foi lançada em caráter de teste, já houve mais de 1.200 profissionais contratados.

Como funciona

Para buscar, é necessário conversar com um chatbot no WhatsApp e mandar um "Oi" para começar interagir com o robô, chamado Leon.

Aí, você pode descrever o tipo de serviço que quer ou digitar "me ajuda", o que deve mostrar as áreas de atuação dos profissionais cadastrados.

Na sequência, o sistema solicitará que você compartilhe sua localização no WhatsApp. Assim, ele indicará se há profissionais que possam prestar serviço e que estão próximos a você.

Em caso positivo, o robô compartilhará seu contato com os profissionais, que devem chamar você em uma conversa nova no WhatsApp. Neste processo de mediação, não há cobrança de taxas, como ocorre em algumas plataformas mais populares que fazem o mesmo.