Topo

Pessoas ficaram pistola com a integração de mensagens Instagram-Messenger

Getty Images
Imagem: Getty Images

Marcella Duarte

Colaboração para Tilt

16/04/2021 17h00

A integração entre as mensagens do Instagram e do Messenger, do Facebook, no Brasil, deixou muita gente pistola com isso. Nas redes sociais, diversas pessoas estão se manifestando contrárias à atualização, por preocupações de privacidade e livre-arbítrio.

Com a integração, as duas plataformas passaram a oferecer dez recursos, alguns totalmente novos e outros que estavam disponíveis em apenas uma delas. Entre os principais, estão responder a uma mensagem específica da conversa (como no WhatsApp); fundos coloridos e temas para os chats; modo temporário, com desaparecimento de mensagens após visualizações ou fechamento do bate-papo e denúncia de capturas de tela.

Por outro lado, na mensagem pública aos usuários, a empresa não dá opção para recusar a integração. É possível desligá-la, mas para isso é preciso mexer nas configurações do Facebook. A pouca transparência da empresa irritou algumas pessoas.

Mas, em meio à revolta geral, tem gente que gostou das novidades, principalmente a opção de resposta a determinada mensagem.

A integração estava em fase de testes desde setembro do ano passado e, agora, foi automaticamente implantado para todos os brasileiros que estiverem com os aplicativos atualizados.

Como desliga?

O desligamento pode ser feito na página "Configurações e ferramentas de privacidade" do Facebook:

  1. Role para baixo até "Como você recebe solicitações de contato";
  2. Em "Contas que você segue ou com as quais conversou no Instagram", "Seus seguidores no Instagram" e/ou "Outras pessoas no Instagram", clique em "Editar" em cada uma delas e escolha a opção "Não receber solicitações".

De acordo com a empresa de Mark Zuckerberg, a nova experiência tem o objetivo de levar mais fluidez às conversas, estimulando a comunicação entre amigos e familiares por meio das duas plataformas, já que muitos relatavam dificuldade em lembrar e encontrar onde estava determinado bate-papo.