Topo

Site traz estimativa de vacinação de covid para cada pessoa, mas funciona?

iStock
Imagem: iStock

Felipe Oliveira

Colaboração para Tilt

15/04/2021 04h00Atualizada em 15/04/2021 12h19

Uma das perguntas que todos gostariam de ter a resposta o mais rápido possível é: "quando vou me vacinar?". A página do Twitter Coronavírus Brasil, que atualiza as informações sobre a covid-19, criou uma espécie de calculadora para tentar sanar essa dúvida. O site "Quando Vou Ser Vacinado?" faz um cálculo baseado na média dos últimos sete dias de vacinação em cada estado, mas sua alta margem de erro e as diferenças entre os levantamentos dos estados comprometem, em parte, sua exatidão.

Segundo o desenvolvedor Renan Altendorf, voluntário do Coronavírus Brasil, o site é atualizado todos os dias com conteúdo deste levantamento de dados da UFV (Universidade Federal de Viçosa). A programação do "Quando Vou Me Vacinar?" faz a coleta de informações todo início de madrugada.

Site "Quando Vou Ser Vacinado?" - Reprodução - Reprodução
Site "Quando Vou Ser Vacinado?"
Imagem: Reprodução

A página acompanha os cronogramas de vacinação de alguns estados para validar o cálculo, mas lida com uma margem de erro máxima de 30 dias, de acordo com Altendorf. Outro ponto é que muitos municípios seguem cronogramas diferentes dos estados —como Manaus e a cidade do Rio de Janeiro, que estão adiantadas ante o cronograma estadual.

Como funciona

Ao abrir o site, a pessoa inclui a idade e o estado que mora para ter uma resposta. Por exemplo, na data que essa reportagem foi escrita (14 de abril), uma pessoa de 33 anos moradora do estado de São Paulo teria de esperar nove meses e 16 dias, no atual ritmo de vacinação, para tomar a primeira dose.

O site ainda traz a quantidade de pessoas antes de você no estado —no caso de uma pessoa de 33 anos, estima-se que 25.691.344 pessoas serão vacinadas antes. "Para este cálculo de previsão, estão sendo consideradas as faixas etárias da população do estado de São Paulo e também os grupos prioritários", diz o site.

Já uma pessoa de 61 anos, ou seja, que já faz parte do grupo de idosos e é prioridade na vacinação atualmente, deve receber a primeira dose da vacina em até 30 dias.

Além disso, a página informa a quantidade de pessoas que receberam a primeira e a segunda dose no estado e o percentual da população que isso representa. É possível saber também a quantidade de doses registradas pelo estado nas últimas 24 horas e a média diária de vacinação nos últimos sete dias.

Como os números são sempre renovados, as previsões podem mudar diariamente conforme a média de vacinação de cada estado. O site recomenda que o público continue buscando informações "nos sites dos governos e com notícias de portais confiáveis".

"As previsões eram uma curiosidade nossa. Queríamos saber quando nossos avós e pais seriam vacinados e pareceu ainda mais importante mostrar como todos os atrasos na compra de vacinas em dados atuais podem representar anos de espera na fila", afirmou Altendorf.

Questionado sobre as expectativas que o site pode gerar na população, Altendorf disse que "esconder a informação é muito pior" e destaca que todos os dados usados são públicos e liberados para qualquer pessoa fazer seus próprios cálculos.

Em contato com Tilt, o Ministério da Saúde disse apenas que "não tem vínculo com a calculadora citada". O ministério também não se posicionou sobre a confiabilidade das estimativas divulgadas pelo site.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado no texto, os dados do "Quando Vou Ser Vacinado?" vem de um levantamento da UFV (Universidade Federal de Viçosa), e não do Observatório Covid-19 BR. O texto foi corrigido.