PUBLICIDADE
Topo

Olhe por onde anda! Android vai alertar quem caminha com celular na mão

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Lucas Santana

Colaboração para Tilt

13/04/2021 12h02Atualizada em 15/04/2021 16h38

Você costuma andar por aí com o rosto grudado no celular? Saiba que o Google quer te lembrar dos perigos de caminhar usando o aparelho através de uma nova atualização do Android, encontrada por desenvolvedores na versão de testes do sistema. O celular enviará um alerta ao dono quando perceber que está sendo usado em movimento.

A preocupação não é à toa. Mais de 6,2 mil pedestres morreram em acidentes de trânsito nos Estados Unidos em 2019, segundo dados da National Highway Traffic Safety Administration. Esse foi o maior número desde 1990. No Brasil, o número de pedestres mortos no mesmo ano chegou a 5.715, segundo dados do Ministério da Saúde. A suspeita é de que o uso de celulares tenha contribuído para o aumento.

A nova função, chamada em inglês de "Heads Up", deverá ter dois modos: um que funciona por geolocalização e outro que apenas detecta o movimento por meio dos sensores internos do celular.

O primeiro vai precisar de autorização de acesso ao GPS do celular e só vai notificar distrações quando a pessoa estiver fora de casa. Já no segundo modo, o sistema irá alertar o indivíduo com base nos sensores de movimentação toda vez que for detectada uma distração, mesmo em casa.

Uma vez ativada, a ferramenta deve alertar a pessoa usando uma de pelo menos sete mensagens diferentes, todas acompanhadas de um emoji. Em tradução livre, são elas:

  • Tenha cuidado
  • Olhe para cima
  • Olhe para frente
  • Permaneça focado
  • Fique alerta
  • Preste atenção
  • Olhe por onda anda

Bem-estar digital

O "Heads Up" vai fazer parte do app de bem-estar digital do pacote Android, chamado pelo Google de Digital Wellbeing, uma aplicação do sistema para tornar mais saudável a experiência de uso do celular. Com o app é possível, por exemplo, limitar o tempo de uso de alguns aplicativos, desativar as cores fortes da tela que atrapalham o sono e criar alertas para a hora certa de dormir.

Como é de costume no Android, os aparelhos mais recentes da série Pixel, feitos pelo próprio Google, devem ser os primeiros a receber a novidade. Mas outras marcas também devem receber a atualização nos meses seguintes. Mas a compatibilidade do app Digital Wellbeing com celulares varia de acordo com o modelo.