Topo

Novo celular e novidades do Android: veja o que esperar de evento do Google

Foto da última Google I/O presencial, em 2019 - Google
Foto da última Google I/O presencial, em 2019 Imagem: Google

Felipe Oliveira

Colaboração para Tilt

11/04/2021 10h04

Sem tempo, irmão

  • Evento dedicado a desenvolvedores teve sua última edição presencial em 2019
  • Em 2020, por conta da pandemia, a conferência foi cancelada
  • Possível novo celular Pixel e novidades do Android 12 são esperadas

Google I/O, o principal evento para desenvolvedores do Google, ocorrerá entre os dias 18 e 20 de maio. O evento tradicionalmente revela novos aplicativos da empresa e novidades das futuras versões do Android. No ano passado, a conferência foi cancelada por conta da pandemia de covid-19. Mas neste ano ela vai voltar a acontecer, será virtual e terá acesso gratuito.

A página oficial do evento foi ao ar nesta semana, mas não traz muitas informações sobre o que os participantes terão de novidades. Sundar Pichai, executivo-chefe do Google, também postou uma mensagem em seu Twitter confirmando a data do I/O .

O Google afirma apenas que quem se inscrever no evento terá acesso a workshops, sessões de perguntas, conteúdo personalizado, perguntas e respostas ao vivo durante as sessões, interação com executivos da empresa e selos para o perfil do desenvolvedor. De acordo com o site 9to5Google, a programação completa será disponibilizada apenas no final deste mês.

Do Android 12 aos aparelhos

Normalmente, é no I/O que o Google anuncia novidades para o Android, seus serviços e produtos. Em 2019, no último evento antes da pandemia, o gigante de tecnologia também apresentou aparelhos: o celular Pixel 3A e o monitor inteligente Next Hub Max —ambos não são vendidos no Brasil.

Para este ano, a expectativa é de que o Google apresente mais novidades sobre o Android 12, que teve sua prévia liberada em fevereiro e deve chegar a alguns celulares no segundo semestre. Além disso, pode ser que o Google mostre os novos fones de ouvido da linha Pixel Buds, e possivelmente o Pixel 5A, seu próximo celular.

As prévias do Android 12 liberadas até agora mostraram poucas novidades. Há, por exemplo, uma espécie de "barra de tarefas" que vai facilitar a troca entre aplicativos abertos recentemente —o que pode ser uma boa evolução para quem usa um tablet em vez de um notebook, por exemplo.

O Android 12 também terá um sistema melhorado de rotação de tela. A novidade é que o software acionará a câmera frontal do celular para verificar a posição do rosto da pessoa e ajustar a orientação da tela. É uma boa notícia para quem gosta de usar o celular deitado.

Já o Pixel 5A teve imagens de sua suposta película protetora vazada há duas semanas, mostrando um recorte no canto esquerdo superior da tela que provavelmente será o espaço para a câmera frontal. O vazamento revelou ainda que o visual e o tamanho devem ser bem parecidos com o do antecessor, o Pixel 4A, que tem tela de 6,2 polegadas.

Big techs seguem no online

As restrições por conta da pandemia continuam por todo o mundo, por isso outros gigantes de tecnologia já anunciaram que realizarão suas conferências online.

A Microsoft atualizou seu site de eventos e confirmou que o Microsoft Build 2021, outra conferência voltada a desenvolvedores, vai ocorrer virtualmente entre os dias 25 e 27 de maio. Mas a empresa divulgou apenas as datas, não trazendo mais informações sobre o que será apresentado.

Já a Apple afirmou que sua conferência mundial de programadores, a WWDC, também será totalmente online este ano, assim como em 2020, e deve ocorrer entre os dias 7 e 11 de junho desta vez.