PUBLICIDADE
Topo

EUA: Destroços de foguete SpaceX criam show de luzes no céu; assista

Os detritos não chegaram até o solo - Reprodução/ Twitter/ Andrew Van Order
Os detritos não chegaram até o solo Imagem: Reprodução/ Twitter/ Andrew Van Order

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/03/2021 12h02

Teve quem pensou que estava vendo uma chuva de meteoros, outros acharam que era um cometa, mas tudo não passava dos destroços de um foguete, que caía de volta à Terra. Diversos moradores do estado de Oregon, nos Estados Unidos, registraram na noite desta quinta-feira (25) um espetáculo de luzes que cortavam o céu.

Meteorologistas e astrônomos identificaram o evento como a queda dos detritos espaciais do foguete Falcon 9 da SpaceX, de Elon Musk, apesar de a empresa ainda não ter assumido a responsabilidade pelo ocorrido.

O Serviço Meteorológico Nacional de Seattle explicou por meio do Twitter que o foguete não teve uma queima de órbita bem-sucedida, causando os raios de fogo no céu. Isso acontece quando objetos artificiais não entram na atmosfera terrestre em um ângulo exato e, ao invés de desintegrarem, eles acabam queimando, mas dificilmente atingem o solo.

O foguete teria sido lançado há cerca de três semanas, em 4 de março, conforme o astrônomo da Universidade de Washington James Davenport contou à emissora local KING 5.

"A única falha foi que [o Falcon 9] não completou a queima de órbita, então não caiu quando e onde era esperado", explicou James, acrescentando que o objeto cumpriu a sua função, que era colocar satélites em órbita para transmitir internet diretamente do espaço.