Topo

App


Corre! e-Título só vai funcionar para quem baixá-lo até 23h59 deste sábado

Aplicativo e-Título disponível para download no Google Play - Lucas Carvalho/Tilt
Aplicativo e-Título disponível para download no Google Play Imagem: Lucas Carvalho/Tilt

Guilherme Tagiaroli

De Tilt, em São Paulo

28/11/2020 09h16

Neste domingo (29), haverá segundo turno das eleições em 57 cidades brasileiras. Caso você queira usar o e-Título, app do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), como identificação em sua eleitoral, o órgão pede que as pessoas façam o download até 23h59 (horário de Brasília) deste sábado (29) para gerar seu título de eleitor eletrônico. Após este horário, as funções básicas do app serão desabilitadas.

"A medida visa garantir que o usuário que precisa do serviço no domingo tenha uma melhor experiência", disse o TSE em nota. "O funcionamento do app volta ao normal a partir de segunda-feira (30)."

A vantagem do app do e-Título é que ele serve como documento oficial. Então, basta o eleitor apresentar o aplicativo ao mesário, sem a necessidade de levar o título de eleitor em papel ou o RG físico. Se você não fez cadastro biométrico, não é possível usar o e-Título na hora da votação. Neste caso, tem que levar os documentos de sempre.

Com o aplicativo também é possível fazer:

  • Consultar local de votação;
  • Consultar débitos com a justiça eleitoral;
  • Justificar ausência.

Todas estas funções estarão desabilitadas para quem fizer o download do app no dia da votação, mas estarão disponíveis normalmente no domingo para quem já tem o e-Título instalado ou para quem baixar antes da meia-noite de sábado.

O aplicativo e-Título pode ser baixado gratuitamente na Play Store (loja de apps para Android) e na App Store (loja de apps de gadgets da Apple).

O cadastro é relativamente simples. Após baixar o app, basta digitar alguns dados pessoais (como data de nascimento, nome do pai e da mãe, CPF ou número do título do eleitor), validar algumas informações em um questionário (como bairro onde já morou e números de outros documentos) e cadastrar uma senha.

No fim do processo, aparecerá a foto cadastrada durante a biometria, além de outras informações do eleitor.

Primeiro turno conturbado

Durante o primeiro turno das eleições, o excesso de downloads do app em cima da hora causou instabilidade geral. Muitos eleitores reclamaram que não conseguiam abrir o e-Título para checar informações básicas, como local de votação, seção e zona eleitoral, ou para justificar ausência.

O TSE admitiu a lentidão, mas disse que mais de 400 mil eleitores conseguiram justificar ausência usando o aplicativo antes das 8h30 do domingo. O presidente da corte, ministro Luís Roberto Barroso, também atribuiu a instabilidade ao alto volume de acessos.

"O brasileiro deixou para baixar o aplicativo hoje, então foram milhões de acessos ao mesmo tempo. Pedimos que todos fizessem o download antes, mas peço que insistam", declarou Barroso na ocasião.

Ainda segundo o ministro, os servidores do TSE tiveram sua capacidade reduzida após o ataque hacker sofrido pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) em outubro como medida de precaução.

Um dos dois principais servidores do TSE foi desligado para que, caso um deles fosse alvo de hackers, o outro estaria protegido, fora do alcance de invasores. "Esse desligamento do primeiro servidor, em medida significativa, afetou o desempenho ótimo do e-Título", explicou Barroso no primeiro turno.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Alteramos o título e o primeiro parágrafo, pois poderia dar a entender que é possível votar no 2º turno pelo app e-Título, quando, na verdade, ele pode ser usado como identificação oficial na zona eleitoral para quem fez cadastro de biometria.