Topo

Astronauta dos testes com gêmeos da Nasa é eleito senador nos EUA

O ex-astronauta americano Mark Kelly - Courtney Pedroza / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP
O ex-astronauta americano Mark Kelly Imagem: Courtney Pedroza / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP

Mirthyani Bezerra

Colaboração para Tilt

05/11/2020 15h16

O ex-astronauta da Nasa e veterano da Marinha Mark Kelly foi eleito senador nos EUA pelo estado do Arizona, e será o quarto astronauta ter uma cadeira no Congresso. Democrata, ele derrotou a republicana Martha McSally no pleito.

"Estou confiante de que, quando todos os votos estiverem contados, teremos sucesso nesta missão. (...) O trabalho começa agora", disse Kelly a apoiadores após declarar a vitória.

Kelly foi selecionado para ser piloto de ônibus espaciais da Nasa em 1996 e passou mais de 54 dias no espaço. Comandou várias missões do programa, como a última, em 2011, a bordo do Endeavour.

Em 2015, participou de um experimento curioso. Ele tem um irmão gêmeo, Scott, que também é astronauta da Nasa. Scott foi à Estação Espacial Internacional (ISS), submetido à gravidade zero. Mark ficou na Terra, como grupo de controle. Os dois foram acompanhados por pesquisadores por um ano para analisar o efeito da gravidade zero e de voos espaciais no corpo e na mente do ser humano.

Durante e depois da permanência espacial, Scott apresentou diversos sintomas relacionados a envelhecimento, perda cognitiva, alterações na expressão gênica, mudanças vasculares, diferenças respostas imunológicas e diminuição da acuidade visual. Mark, que ficou na Terra, não teve nenhum desses efeitos - descartando, portanto, a possibilidade de serem um reflexo natural da idade.

Na política

Mark Kelly tem lutado pela posse responsável de armas desde que a sua mulher, a ex-deputada Gabby Giffords, sofreu uma tentativa de assassinato. Por causa disso, ela acabou renunciando ao Congresso em 2012. Os dois iniciaram uma organização para combater a violência armada.

Além disso, ele apoia a construção do Affordable Care Act (lei de cuidados acessíveis, em tradução livre), que ficou conhecido como Obamacare, e o desenvolvimento de novas opções de seguro-saúde público. Kelly também se comprometeu a recusar doações de PACs, que são comitês de ação política que endossam determinado candidato, mas legalmente não fazem parte da campanha eleitoral.

"Nosso estado não precisa de um senador democrata ou republicano. Precisamos de um senador pelo Arizona. Não há nada que não possamos alcançar se trabalharmos juntos", disse Kelly.