Topo

De Luna a StoryBots: veja os programas que ensinam ciência às crianças

"O Show da Luna" - Divulgação
"O Show da Luna" Imagem: Divulgação

Thiago Varella

Colaboração com Tilt

09/10/2020 12h07

Se você tem mais de 30 anos, deve se lembrar de ter assistido a programas incríveis na TV quando era criança que misturavam entretenimento e ciência. "O Mundo de Beakman" ou "X-Tudo" (que ainda passa na TV Rá Tim Bum) marcaram a infância de muita gente.

Depois de tantos anos, a quantidade de programas infantis envolvendo ciência certamente aumentou. Em uma época em que a TV concorre com aplicativos de streaming como o Netflix ou de youtubers, os programas precisam ser ainda mais inovadores e criativos para cativar a atenção dos pequenos.

Neste Dia das Crianças, fizemos uma lista com dez programas incríveis que fazem as crianças se interessarem por ciência. Tem para todas as idades e gostos. Aliás, para todos os gêneros também. Cada vez mais, as meninas são as protagonistas desse tipo de programa.

Veja abaixo nossa seleção e onde cada um desses programas é exibido atualmente.

Show da Luna - Discovery Kids

A brasileiríssima Luna (na imagem acima) é uma menina de seis anos, hipercuriosa e que é apaixonada por ciências. Enquanto ela não encontra uma resposta para suas perguntas, não sossega. O legal é que ela, seu irmão Júpiter e o furão Cláudio se transformam em animais, objetos e tudo mais o que precisar para encontrar as respostas que precisa.

Na atual temporada, a sexta, ela foi viver na Estação Espacial Antares com a família. Temas como inovação e sustentabilidade aparecem nos episódios, sempre de maneira leve e muito didática. Lá do espaço, Luna vai procurar respostas para perguntas como: De onde veio a Lua? Por que o céu é azul? Por que a bola pula? O que é gravidade?

Pergunte aos StoryBots - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Pergunte aos StoryBots - Netflix

Se seu filho é cheio dos porquês vai adorar "Pergunte aos Storybots". A série, que já está na terceira temporada, responde a perguntas típicas dos pequenos, especialmente as que a gente não tem resposta, como: Como os olhos veem? Por que não posso comer doces toda hora? Ou como os aviões voam? Tudo isso com cinco criaturinhas curiosas, esquisitas e adoráveis.

Para os pais, um atrativo é a participação especial de algum astro de Hollywood em cada episódio. A atriz Whoopi Goldberg já foi a Fada do Dente, o ator Edward Norton já foi vendedor, o cantor John Legend já falou de música e por aí vai.

O Lab da Emily - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O Lab da Emily - Netflix

Emily Calandrelli é uma americana que sabe divulgar ciência como poucos. Especialmente para as crianças. Em "O Lab da Emily", ela faz experimentos incríveis de uma maneira muito divertida.

Dá até vontade de ser criança para participar de um dos episódios. O programa foi lançado neste ano durante a pandemia de covid-19 e está na sua primeira temporada.

Experimentos Extraordinários - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Experimentos Extraordinários - Cultura/TV Rá Tim Bum

Por falar em experimentos, o Brasil também fez uma série bem legal sobre o assunto. "Experimentos Extraordinários" mostra os bastidores de um programa de TV que faz coisas como um foguete movido a vinagre.

Quem estrela o seriado é o Iberê Thenório, do canal "Manual do Mundo" do YouTube. O seriado também tem a atriz Daphne Bozaski, que depois fez Malhação. A série foi produzida pelo Cartoon Network e teve suas duas temporadas exibidas no canal. Hoje, quem exibe é a TV Cultura e a Rá Tim Bum.

Astro Não Mia - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Astro Não Mia - TV Rá Tim Bum

O papel de professores de astronomia fica por conta dos extraterrestres Zak e Dultz e o terráqueo Gato. Os três serão os responsáveis por trazer curiosidades sobre o universo em uma linguagem fácil e lúdica para entreter e ensinar os pequenos.

O não mia, do nome do seriado, vem do Gato, que é um bichano terráqueo que entrou de gaiato na nave dos dois ETs quando eles pousaram no nosso planeta. Imagina só a confusão que esse trio causa.

Blaze and the Monster Machines - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Blaze and the Monster Machines - Nick e Cultura

Blaze é um monster truck e AJ, de oito anos, seu piloto. Essa dupla encara diversas aventuras em Axle, a cidade onde vivem. "Blaze and The Monster Machines" é um programa de televisão pré-escolar que fala de ciência, tecnologia, engenharia e matemática em todos os episódios.

O desenho já tem cinco temporadas e é um sucesso no mundo todo. Aqui no Brasil é exibido pelo Nickelodeon e pela Cultura.

Rusty Rivets - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Rusty Rivets - Nick Jr

O menino Rusty, de dez anos de idade, e seu melhor amigo, um tiranossauro robótico, usam a imaginação, peças e objetos velhos para inventar e personalizar máquinas e robôs e enfrentar suas aventuras.

Rusty Rivets é uma produção canadense voltada a crianças em idade pré-escolar que se inspirou em vários elementos da cultura maker. Já teve quatro temporadas e é exibido pelo Nick Jr aqui no Brasil.

Nat Geo Lab - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Nat Geo Lab - Nat Geo Kids

Esta é uma produção brasileira com a simpática youtuber carioca Paula Stephânia, que apresenta experimentos simples que podem ser repetidos em casa. O foco do Nat Geo Lab é despertar o entusiasmo pela ciência em crianças de quatro a sete anos de idade ensinando, por exemplo, a fazer uma geleca que solta pum.

Na segunda temporada, em seu laboratório caseiro Paula fala diretamente para o público infantil feminino, para mostrar que química, física e matemática não são só assunto de meninos. Ela traz experimentos como uma erupção de bolhas aquáticas, uma tempestade de neve e muito mais surpresas.

Ico Bit Zip  - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Ico Bit Zip - Nat Geo Kids

A especialista em tecnologia Ico e sua melhor amiga Kelly buscam, na nuvem de um aplicativo onde trabalham, respostas para perguntas sobre cultura, música, história, biologia, neurociência, geografia e esportes, em um desenho animado bem humorado e cheio de referências pop.

Ico Bit Zip é uma produção brasileira que ensina as crianças a maneira correta de fazer buscas na internet e usar as tecnologias com segurança e responsabilidade. Ah, e não poderíamos deixar de falar que a trilha sonora do desenho é feita pela Gaby Amarantos.

Estação N - A Feira de Ciências da Netflix - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Estação N - A Feira de Ciências da Netflix - Netflix

Neste mês das crianças, a Netflix montou uma feira de ciências cheia de personalidades como Larissa Manoela, Felipe Castanhari, Priscilla Alcantara, Iberê Thenório e Gato Galáctico. Em uma plataforma interativa e virtual especialmente feita para o evento, as crianças podem fazer experimentos científicos e atividades divertidas.

No total, 12 astros vão representar um título original Netflix para comandar a brincadeira e também os experimentos, como oficina de foguetes, disco de Newton, as fases da Lua e muito mais. A plataforma está disponível desde 4 de outubro em www.estacaon.com.br.