PUBLICIDADE
Topo

Instagram e Facebook apresentam instabilidade; empresa diz que resolveu

Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Rodrigo Trindade

De Tilt, em São Paulo

17/09/2020 16h28Atualizada em 17/09/2020 16h44

Usuários encontraram dificuldades de utilizar Facebook e Instagram no meio da tarde desta quinta-feira (17), durante a qual as redes sociais passaram por instabilidade em diversas regiões.

De acordo com o site Downdetector, que recebe notificações de usuários sobre serviços que apresentaram problemas, o pico da instabilidade no Instagram foi por volta das 15h13 (de Brasília). No Facebook, o auge foi um pouco antes, às 15h09.

No mapa que indica de onde veio a maior parte das reclamações, a região sudeste do Brasil e pontos na Argentina, Estados Unidos e Europa foram os mais afetados pelo problema do Instagram.

No caso do Facebook, os problemas maiores foram registrados nos Estados Unidos, Europa e Peru — o Brasil também foi afetado, mas houve menos reclamações via Downdetector.

Em comunicado, o Facebook, que é dono do Instagram, confirmou a falha nas duas redes sociais e disse que ambas já foram resolvidas.

"Hoje, mais cedo, algumas pessoas podem ter tido problemas para acessar nossa família de aplicativos devido a uma mudança de configuração de rede. A questão já está resolvida", diz o texto.

Usuários fazem piada com Mark Zuckerberg

Enquanto Facebook e Instagram passavam por instabilidade, usuários do Twitter utilizaram a plataforma rival para reclamar do problema e aproveitaram a oportunidade para fazer piada do executivo-chefe do Facebook, Mark Zuckerberg.

As brincadeiras foram desde insinuações de que o Twitter é melhor que os apps de propriedade do Facebook (WhatsApp incluso) até memes ironizando como a empresa age para resolver falhas — e como Zuckerberg se sente com isso. Ainda houve quem tenha apontado que a instabilidade deixou dúvidas do que caiu: a internet de casa ou o Facebook.