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iPhone não liga? A própria Apple tem estas dicas para resolver o problema

Jessica Lewis/ Pexels
Imagem: Jessica Lewis/ Pexels

Nicole D'Almeida

Colaboração para Tilt

23/08/2020 04h00

A tela do seu iPhone está congelada ou o aparelho não está ligando? Calma, existem alguns procedimentos que você pode tentar para solucionar o problema. Todos eles são recomendações da própria Apple, portanto, são seguros.

Se nenhum deles funcionar, você deverá procurar uma assistência técnica.

Tela preta ou congelada

Se a tela do seu iPhone estiver preta ou congelada, você deverá forçar a reinicialização. Esse processo não irá apagar seus dados, pode ficar tranquilo.

Cada modelo tem seu passo-a-passo:

  • iPhone 8 ou posteriores: pressione e solte o botão de aumentar volume. Pressione e solte o botão diminuir volume. Depois, mantenha pressionado o botão liga/desliga até que a maçãzinha apareça.
  • iPhone 7 ou iPhone 7 Plus: mantenha pressionado os botões liga/desliga (na lateral do celular) e o de diminuir volume até que a maçãzinha apareça.
  • iPhone 6S ou anteriores: mantenha pressionado os botões de Início e liga/desliga até que a maçãzinha seja exibida.

Dispositivo não liga

Se mesmo após ter feito o procedimento anterior o dispositivo não ligar, conecte-o a um carregador e deixe-o carregar por até uma hora.

Após alguns minutos, deverá aparecer na tela o ícone de bateria carregando. Caso não apareça em uma hora, verifique se o cabo USB, a fonte de alimentação e o conector estão funcionando. Você pode tentar usar outro carregador e outra tomada para testar.

Se o problema persistir, procure uma assistência técnica.

Dispositivo liga, mas trava na inicialização

Se o iPhone ligar, mas aparecer o logo da Apple ou uma tela azul ou vermelha durante a inicialização, você deverá restaurar o iOS no computador. Esse processo fará o download da versão mais recente do sistema e tentará instalá-la no dispositivo.

Segundo a Apple, esse procedimento não apagará seus dados.

  1. Conecte o dispositivo a um computador.
  2. Abra o iTunes (macOS Mojave 10.14 ou anterior ou outro PC) ou o Finder (macOS Catalina 10.15).
  3. Localize o dispositivo no computador.
    O passo-a-passo é parecido com o de reinicialização forçada.
    iPhone 8 ou posteriores: pressione e solte o botão de aumentar volume. Pressione e solte o botão de diminuir volume. Em seguida, mantenha pressionado o botão liga/desliga até a tela do modo de recuperação ser exibida.
    iPhone 7 ou iPhone 7 Plus: mantenha pressionado os botões liga/desliga e de diminuir volume ao mesmo tempo até a tela do modo de recuperação ser exibida.
    iPhone 6S ou anteriores: mantenha pressionados os botões de Início e liga/desliga ao mesmo tempo até a tela do modo de recuperação ser exibida.
  4. Selecione a opção "Atualizar"

Se o processo dessa última etapa durar mais de 15 minutos, será preciso repetir os passos novamente, porque o aparelho sairá do modo de recuperação.

Errata: o texto foi atualizado
Diferentemente do que informava o texto, o botão de liga/desliga do iPhone 7 e 7 Plus fica na lateral do celular, e não na parte superior. O texto foi corrigido.