Topo

Google aposta em tatuagem que pode deixar seu corpo igual uma "tela touch"

SkinMarks são tatuagens "high tech" temporárias capaz de transformar partes do corpo em painéis sensíveis ao toque  - Reprodução/EmbodiedInteraction
SkinMarks são tatuagens "high tech" temporárias capaz de transformar partes do corpo em painéis sensíveis ao toque Imagem: Reprodução/EmbodiedInteraction

Mirthyani Bezerra

Colaboração para Tilt

18/07/2020 13h50

Smartwatch, fones de ouvido sem fio, óculos de realidade mista: tudo isso é tecnologia "vestível", ou seja, que para funcionar precisam estar atreladas ao seu corpo. Esse ramo da tecnologia tem ganhado cada vez mais investimento por parte das gigantes de tecnologia e o Google, por exemplo, agora aposta no desenvolvimento de tatuagens "high tech" temporárias para transformar o seu corpo em touchpad (ou painel sensível ao toque, em bom português).

O projeto foi denominado de SkinMarks. Essas tatuagens funcionariam assim: carregadas de sensores, elas seriam aplicadas sobre uma parte do corpo, que poderia ser a junta de uma articulação ou a lateral de um dedo. Os sensores poderiam ser acionados por toque ou deslizando o dedo tal como você faz com o seu smartphone.

Além disso, eles também poderiam ser acionados com gestos específicos, como dobrar os dedos ou as articulações onde as tatuagens foram colocadas.

Para que isso serviria?

A ideia por trás do projeto de tatuagem, segundo um artigo científico feito por pesquisadores do Google e da Universidade de Saarland, na Alemanha, é tornar a interação com a tecnologia mais natural. Os SkinMarks poderiam ser aplicados a dedos ou partes da mão, que são regiões onde temos habilidades motoras instintivas bastante refinadas. O usuário não precisaria nem olhar para ativar funcionalidades - bastaria apertar o punho ou dobrar os dedos, por exemplo.

"Com uma espessura de tatuagem bastante reduzida e maior elasticidade, o SkinMark é suficientemente fino e flexível para se adaptar à geometria irregular, como linhas de flexão e ossos salientes", escreveram os pesquisadores da Universidade de Saarland, que foram financiados pelo Google para desenvolver a tecnologia, em artigo sobre o projeto.

As tatuagens são feitas em papel de tatuagem usando uma tinta especial de serigrafia. O papel é curado termicamente para que possa ser aplicado na pele. Os protótipos produzidos pelos pesquisadores da Universidade de Saarland, na Alemanha, incluem desenhos animados ou displays de iluminação. O experimento é parcialmente financiado por meio do Google Faculty Research Award.