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Dá para ganhar dinheiro no TikTok sem ser influenciador; veja como

Pixabay
Imagem: Pixabay

Felipe Germano

Colaboração para Tilt

01/05/2020 04h00

Já faz tempo que o TikTok não é mais um mero aspirante a grande rede social. Com mais de 1,5 bilhão de downloads e o poder de colocar músicas até então desconhecidas no Top 100 da Billboard, o app rapidamente atraiu um mundo de influenciadores e ações de publicidade. Mas você não precisa ser famoso para faturar com ele.

A rede possui um sistema de recompensas em dinheiro chamado TikBônus. O programa segue uma linha de raciocínio já dominada por apps de delivery: você é recompensado se conseguir fazer mais pessoas usarem o aplicativo. Só que, em vez de receber cupons de desconto, aqui você ganha dinheiro de verdade.

Para participar, basta fazer o download do aplicativo. E assim que você logar na conta, começará a ver banners sobre a ação. Eles podem aparecer na forma de pop-up ao entrar no app ou como uma bolinha exibida no canto esquerdo superior dos vídeos do feed, como você vê abaixo.

Caso nenhuma das duas opções apareça para você, dá para caçar a promoção manualmente. Vá para a aba "Eu" e, no canto superior esquerdo, clique na moedinha dourada com um "R$".

A partir daí você cai em uma página que mostra seu saldo atual, e um botão com os dizeres "convidar". Ao selecioná-lo, você é levado a uma nova tela, que exibe seu "código de convite". Trata-se de uma sequência de números que te identifica dentro da plataforma. É por meio dele que a empresa sabe quantos novos usuários entraram no app por influência sua.

Abaixo do número, você vê uma série de atalhos para compartilhamento. Ícones do WhatsApp, Messenger, Facebook, e SMS permitem que você envie um link atrelado ao seu código para seus contatos. É aí que entra o dinheiro.

A cada novo usuário que se cadastrar no app por meio do seu convite, você receberá um crédito de R$ 2, e o novo usuário ganhará R$ 1,10. Usuários Android ao entrarem pela primeira vez no promoção da página também recebem R$ 0,60 logo de cara (quem tem iOS não ganha nada por isso).

Além do cadastro, você receberá pelo uso do convidado na plataforma. Quanto mais ativo ele for, mais dinheiro você ganha. Se ele assistir a mais de três minutos de vídeos em três dias diferentes, dentro do período de dez dias, você pode receber mais R$ 1. Se assistir aos vídeos por seis dias, um bônus extra de R$ 2 aparece. Se durante dez dias ele assistir a mais de três minutos, R$ 4 são creditados.

Usuários cadastrados a partir de 14 de fevereiro (quando a ação teve início) também ganham um bônus —as chamadas missões. Dessa vez, os prêmios são dados em Rubis, uma moeda própria dentro do app, mas que pode ser convertida em reais: 10 mil rubis equivalem a R$ 1.

As missões são:

  • Compartilhar a página da campanha em outra rede social em até cinco dias depois de enviar o primeiro convite dá 1.500 rubis.
  • Se na sua primeira semana você assistir vídeos de até três minutos, ganha 2.000 rubis. Se ver dez minutos nesse mesmo período, sobe para 3.000 rubis. 20 minutos? 5.000 rubis.
  • Para estimular também a produção de conteúdo, publicar um vídeo por dia dá 3.000 rubis (mas com validade de cinco dias após a postagem da primeira gravação).

São valores ínfimos, mas que, para quem não está fazendo nada na quarentena, podem vir a calhar.

Para participar da promoção é necessário ser maior de 18 anos (devastando o público adolescente do app), ser brasileiro ou residente legal no país e vincular uma conta corrente à promoção.

O usuário pode pedir a transferência de valores específicos de R$ 1,50, R$ 5,00, R$ 10,00 ou R$ 20,00. "Você pode optar pela retirada de um valor definido, quando seu dinheiro for maior ou igual ao valor definido escolhido. O restante do seu dinheiro pode ser sacado quando atingir o valor definido. Os usuários podem efetuar a retirada apenas uma vez por dia", diz a empresa nas regras da ação.

Outra parte importante das regras se refere ao cancelamento da ação. "Reservamo-nos o direito de alterar ou cancelar o Programa e/ou estes Termos a qualquer momento, por qualquer motivo", afirma o texto.

Perguntado pelo Tilt, o TikTok não respondeu se há a intenção de uma paralisação e qual o orçamento disponibilizado para o programa.

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Errata: o texto foi atualizado
O texto original dizia que mil rubis correspondiam a R$ 1, quando o correto é 10 mil rubis. O erro foi corrigido.