Topo

TikTok vai proibir mensagens diretas para menores de 16 anos

Arte UOL
Imagem: Arte UOL

De Tilt, em São Paulo

17/04/2020 11h15Atualizada em 22/04/2020 17h59

O Tiktok anunciou na quinta-feira (16) que vai proibir a troca de mensagens diretas para menores de 16 anos e permitirá que os pais configurem a segurança da rede social para os filhos. A ferramenta, chamada Sincronização Familiar, entra em vigor no dia 30 de abril e todos os usuários receberam uma notificação avisando das novas regras.

"Mensagem direta é uma ferramenta incrível que permite que pessoas façam novos amigos e conexões, não importa onde elas estejam no mundo. Mas, apesar do seu potencial para o bem, nós entendemos o potencial para o mal uso", declarou o TikTok à imprensa.

"Esse anúncio é sobre dar um passo a frente para estabelecer proteções proativas para manter mais seguros os membros mais jovens da nossa comunidade."

Segundo a BBC, única ferramenta usada pelo TikTok para definir quem vai poder ou não usar a função é a idade que os usuários declaram no aplicativo.

John Carr, secretário de segurança na internet da Coalisão Britânica de Caridades Infantis disse à BBC que se preocupa com a efetividade o mecanismo, uma vez que as crianças sempre podem mentir a idade na plataforma.

"É bom que o TikTok esteja mostrando conhecimento sobre esses problemas, mas sem ter uma maneira significativa de checar a idade das graças, [essa proibição] é muito menor do que aparenta ser", defendeu em entrevista à BBC

"É potencialmente perigoso, porque os pais podem permitir que as crianças usem o aplicativo acreditando de que a idade significa alguma coisa. Mas não significativa, porque eles nunca checam".