Topo

App


Blocos de Rua: confira aplicativos e se programe para o Carnaval

Pollyana Ventura/Getty Images
Imagem: Pollyana Ventura/Getty Images

Felipe Oliveira

Colaboração para Tilt

21/02/2020 12h51

O Carnaval está aí. Se todos seus amigos já se preparam para ir bloquinhos, mas você bobeou e ainda não se pensou em nada, não se preocupe. Alguns aplicativos dão uma mãozinha na hora de escolher a qual bloco ir.

Tilt testou alguns desses apps para elencar os prós e contras e auxiliar você a escolher que oferece o melhor caminho para cair na folia, seja em São Paulo, Rio de Janeiro ou outras capitais do país.

Por isso, já deixe preparado o abadá ou a fantasia e vem dar uma olhada nessas dicas:

Blocos de Rua

O Blocos de Rua já é um aplicativo conhecido do folião e possui cerca de 3 mil blocos cadastrados. Neste ano, ele pode ser acessado pelo Google Assistente. Ou seja, não é necessário baixar o app no celular. Basta pegar o smartphone, ativar o comando de voz com o famoso "Ok, Google" e completar com a frase "Falar com Blocos de Rua".

O assistente informará ao folião quais os blocos de rua farão a festa nas seguintes cidades:

  • São Paulo
  • Rio de Janeiro
  • Salvador
  • Porto Alegre
  • Fortaleza
  • Recife e Olinda
  • Florianópolis
  • Brasília
  • Belo Horizonte

O assistente leva à página do app que mostra os blocos que farão parte da folia na cidade os dias em que sairão, endereço e horário. É possível também filtrar a pesquisa por bairros.

Há um problema, porém. Ao tentar saber mais sobre algum bloco, o aplicativo dá o seguinte aviso: "Poxa... Acabou de passar um bloco aqui e não entendi o que você falou. Você pode repetir?". Mesmo após repetir a informação, o app segue passando a mensagem. O jeito é visitar a página do aplicativo, em que as descrições de cada bloco estão mais claras.

A parte visual do app não é tão organizada. Muitas informações são mostradas ao mesmo tempo. Contudo, há recursos interessantes, como poder pesquisar os blocos mais próximos ao local em que se está.

Google Maps

O Google Maps também poderá ser uma alternativa para quem deseja saber sobre as movimentações do Carnaval. O app vai mapear os principais blocos de rua do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Também notifica os usuários, em tempo real, sobre as ruas fechadas durante os desfiles.

Além disso, o Maps auxilia quem vai para a folia de transporte público, pois mostra as alterações nas linhas de ônibus. O problema é que se programar a partir das informações do Google Maps é praticamente impossível. O app traz apenas o nome dos blocos e o local em que irão acontecer, mas não traz informações sobre horário ou estilo das músicas que serão tocadas.

Carnablocos

Já o Carnablocos traz informações sobre os blocos em São Paulo e Rio de Janeiro. O app pede para fazer login com o Facebook antes de acessar as informações, além de pedir outros dados do usuário, como a data de nascimento e o sexo.

Fora isso, o Carnablocos permite filtrar a pesquisa por bairros, datas e pelo nome do bloco. Por estar conectado ao Facebook, é possível confirmar presença em um bloquinho e verificar se algum amigo com perfil na rede social também disse que irá à festa. Também dá para convidar amigos por meio do app.

O serviço informa sobre a história do bloco, localização e se ele é parado ou segue alguma rota específica. A parte negativa do aplicativo é que ele dá a sensação de que nem todos os blocos estão cadastrados.

Blocos de Carnaval RJ

Este é exclusivo para quem vai curtir a folia no Rio de Janeiro. Os blocos são separados por zonas da cidade, com horário de partida, término e data. Também é possível pesquisar pelo nome do bloco, local de partida, horário ou região.

Um dos pontos negativos é a falta de informações carnavalescas sobre os blocos. O app não divulga, por exemplo, o tipo de música nem o histórico dos bloquinhos. Outro ponto negativo são as propagandas. O usuário é obrigado a assistir a um vídeo de 30 segundos cada vez que quer obter mais informações.

O Blocos de Carnaval RJ é um aplicativo para quem quer olhar qual bloco tem mais estimativa de público e cair na folia sem se importar muito com o estilo de música que vai ouvir.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS