Topo

A ordem dos Stories entrega quem está te stalkeando? Não é bem assim

Freepik
Imagem: Freepik

Luiza Vidal

Colaboração para Tilt

04/02/2020 04h00

Quem nunca ficou de olho na ordem de visualizações dos Stories do Instagram? Você posta uma foto e já corre para ver se o/a crush está ali, certo? Há boatos de que quem aparece em primeiro na lista é a pessoa que mais visita o seu perfil. Hum, será? Ou o Instagram mostra a ordem de quem você está stalkeando?

O Instagram faz um baita mistério em relação aos algoritmos e não explica ao certo por que raios aquele(a) @ sempre aparece em primeiro lugar. Mas, a rede social deu alguns detalhes ao Tilt.

Confira algumas explicações:

  1. A visualização dos Stories não leva em conta quem mais fica te stalkeando. De acordo com eles, essa tecnologia tem relação com o aprendizado de máquina, que vai se adaptando ao comportamento do usuário e muda com o tempo. Fique tranquila(o) (ou triste?), porque o(a) crush não está te stalkeando. Talvez você que esteja passando muito tempo no perfil dele(a)...
  2. É interação sim. O Instagram também contou que a lista de ordem tem a ver com as pessoas que o usuário mais interage - curtidas, comentários, mensagens direta etc. Provavelmente, amigos, namoradas e crushs ficam lá em cima, não é mesmo?
  3. É um pouco aleatório. Outra coisa que o app explicou é que tem relação com o horário da publicação, ou seja, se você está on-line no exato momento que seu amigo publica algo, você vai ver os Stories dele mais rapidamente.
  4. Sobre o Stories que aparecem no feed mesmo, a rede social segue a mesma lógica. São as que eles julgam mais relevantes para o usuário - olha o mistério, aí gente! Segundo eles, isso é determinado com o que já falamos antes: momento em que o Stories foi publicado e a interação do usuário com a pessoa que está postando.
  5. Outra informação que o Instagram já contou é que o algoritmo leva em conta os amigos que você mais interage no Facebook, já que ambos são da mesma empresa. Isso contribui para colocar os perfis no topo da lista dos Stories. Essa informação foi dada pelo líder de produtos do Instagram, Julian Gutman, ao site The Verge, em 2018.
  6. Na mesma entrevista, Gutman explica que quanto mais você acessar a lista para dar aquela checada, mais a sequência dos perfis vai aparecer diferente. Eita! Isso porque a rede social sempre tenta mostrar novos usuários. A ideia é trazer novas experiências e evitar sempre os mesmos amigos em destaque.

Mesmo revelando alguns detalhes, o Instagram não explica exatamente o que é essa interação. Se uma curtida vale mais que um comentário, por exemplo. Ou se uma mensagem respondida é mais importante do que uma ignorada. Mas, uma coisa você já sabe: seu crush não está te stalkeando (talvez é você quem esteja).

@metasde2020

Uma publicação compartilhada por Metas de 2020 (@metasde2020) em

O que mais o Instagram revela

Recentemente, o Instagram respondeu algumas perguntas por meio do próprio app, pela conta Creators. Veja alguns exemplos do que surgiu com a interação:

Com qual frequência vocês mudam o algoritmo?

O Instagram respondeu que, como eles usam aprendizado de máquina, o app está sempre melhorando e se adaptando.

O tipo de conta que você tem impacta o ranking no feed?

Não. A rede social disse que não favorece contas verificadas ou de negócios. Se você interage mais com aquela página, ela vai aparecer em primeiro para você.

O feed favorece mais os vídeos do que as fotos?

Também não. De acordo com eles, o feed é feito especialmente para cada usuário. Mas, se você costuma ver muitos vídeos, mais eles vão aparecer no seu feed. Então depende de como você usa.

O algoritmo do Instagram favorece o rankeamento de posts que recebem muitos comentários e likes nos primeiros 30 minutos?

De acordo com a rede social, isso é falso.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS