Topo

'Tupi' e 'Guarani': Brasil batiza um novo mundo e sua estrela

Campanha da IAU permitiu que o voto popular decidisse o nome de exoplanetas e estrelas - IAU/Divulgação
Campanha da IAU permitiu que o voto popular decidisse o nome de exoplanetas e estrelas Imagem: IAU/Divulgação

Felipe Oliveira

Colaboração para Tilt

17/12/2019 07h00

Sem tempo, irmão

  • Tupi e Guarani receberam 15% dos votos que definiram nome de exoplaneta e estrela
  • Votação fez parte de processo de escolha de nomes de 100 novos mundos e suas estrelas
  • Foram 977 sugestões de nomes, das quais a comissão separou 14 para votação do público

Os nomes Guarani (planeta) e Tupi (estrela) foram os vencedores para serem os nomes do planeta HD 23079 b, na constelação do Retículo, e de sua estrela hospedeira, HD 23079. Os corpos celestes descobertos em 2001 passam a ser chamados pelos novos nomes a partir deste 17 de dezembro.

Neste ano, a União Astronômica Internacional (IAU, na sigla em inglês) deu o direito a países de escolher o nome de mais de 100 novos mundos e suas estrelas que possuíam apenas as nomenclaturas científicas — aquelas que parecem números de telefone, como os citados acima.

O critério para a escolha de qual país nomearia cada minissistema —isto é, uma única estrela e do exoplaneta que a orbita— foi o de distância. Ou seja, a estrela atribuída para nomeação precisava ser suficientemente brilhante para ser vista pela população por meio de pequenos telescópios.

Planeta HD 23079 b, na constelação do Retículo, e de sua estrela hospedeira, HD 23079 - Divulgação - Divulgação
Planeta HD 23079 b, na constelação do Retículo, e de sua estrela hospedeira, HD 23079
Imagem: Divulgação

No Brasil, a campanha "NomeieExoMundos" começou em abril deste ano com a formação de uma comissão de especialistas, que estabeleceu normas para a aceitação de nomes. Foram recebidas 977 sugestões entre junho e setembro de 2019, das quais a comissão separou 14 para votação do público. Dos 7 mil votos, Guarani (planeta) e Tupi (estrela) foram os vencedores com 15% dos votos.

"Em reconhecimento ao Ano Internacional das Línguas Indígenas promovido pela ONU em 2019, os falantes de línguas indígenas foram incentivados a propor nomes dessas línguas, e algumas dezenas de nomes selecionados são de etimologia indígena", informou a IAU, em nota.

Segundo a IAU, os exoplanetas recém-nomeados são provavelmente gigantes gasosos e foram descobertos por meio do método de trânsito, no qual se observa planetas que passam à frente da estrela e bloqueiam parte da luz dela; ou pelo método da velocidade radial, no qual a medição cuidadosa do espectro de uma estrela revela que ela oscila para frente e para trás sob a influência da gravidade de seus planetas.

Nomes pelo mundo

A nomenclatura de mais de 100 estrelas e planetas foi anunciada pela IAU em Paris, na França, nesta terça-feira (16). A campanha IAU100 NameExoWorlds foi organizada para as comemorações do centenário de atividades da IAU e teve como foco criar consciência do nosso lugar no Universo, além de fazer as pessoas refletirem sobre "como a Terra seria potencialmente percebida por uma civilização em outro planeta".

Como a IAU é responsável pela nomeação dos novos corpos celestes descobertos, ela decidiu oferecer aos países a oportunidade de nomear um sistema planetário.

"A campanha do IAU100 NameExoWorlds proporcionou ao público a empolgante oportunidade de ajudar na nomeação de mais de 100 novos mundos e suas estrelas, e de ajudar a IAU a estabelecer um tema para nomear descobertas futuras nesses sistemas", afirmou o gerente do projeto, Eduardo Monfardini Penteado.

Essa foi a segunda vez na história que uma campanha foi realizada para a nomenclatura de planetas e estrelas. De acordo com a IAU, foram mais de 360 mil propostas enviadas por pessoas de aproximadamente 110 países. Cerca de 420 mil pessoas votaram em seus nomes preferidos.

"As observações astronômicas levadas até agora descobriram mais de 4 mil planetas ao redor de outras estrelas —os chamados exoplanetas. Enquanto os astrônomos catalogam suas novas descobertas usando designações semelhantes a números de telefone, tem havido um interesse crescente entre os astrônomos e o público em também atribuir nomes próprios, tal como é feito para os corpos do Sistema Solar ", disse Eric Mamajek, copresidente do Comitê Gestor NameExoWorlds.

Outros nomes redor do mundo:

  • Irlanda: o exoplaneta HAT-P-36b foi batizado de Bran, enquanto a estrela HAT-P-36 foi chamada de Tuiren. Os nomes são referência aos cães mitológicos da lenda irlandesa "O Nascimento de Bran".
  • Jordânia: o exoplaneta WASP-80b foi batizado de Wadirum, enquanto a estrela WASP-80 foi nomeada como Petra, nomes de cidades antigas que ficam ao sul do país.
  • Malásia: o exoplaneta HD 20868 b foi batizado de Baiduri, enquanto a estrela HD 20868 foi recebeu o nome de Intan, nomes de gemas na língua malaia.
  • Burkina Faso: o exoplaneta HD 30856 b recebeu o nome de Nakambé, enquanto sua estrela HD 30856 foi batizada como Mouhoun, em referência a nomes de rios proeminentes no país.
  • Argentina: o exoplaneta HD 48265b foi batizado de Naqaya, enquanto a estrela HD 48265 recebeu o nome de Nosaxa. Os nomes foram sugestão do professor e líder da comunidade indígena Moqoit e significam "irmão-família-parente" e "primavera", no idioma Moqoit.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS