PUBLICIDADE
Topo

Baixe estes apps


Terceira idade conectada: conheça aplicativos úteis para o dia a dia

Aplicativos deixam o uso do celular mais fácil e ajudam até na qualidade de vida - Getty Images/iStockphoto
Aplicativos deixam o uso do celular mais fácil e ajudam até na qualidade de vida Imagem: Getty Images/iStockphoto

Laura Martins

Colaboração para Tilt, em São Paulo

08/12/2019 04h00

Algumas tecnologias podem ser vistas (ainda) como algo que só os jovens conseguem usar. Mas, um cenário em crescimento há alguns anos rompe com esse estereótipo. O pessoal da terceira idade tem ficado bem afiado no uso de diversos aplicativos para chamar de seus.

Desde ferramentas que ajudam na acessibilidade do smartphone até aumento de qualidade de vida, os apps abrangem o universo das pessoas com mais idade em quase sua totalidade. Confira uma lista de seis aplicativos que podem ajudar no dia a dia dessa geração.

iDosos

Reprodução
Imagem: Reprodução

Antes de uma pessoa usar vários aplicativos, é preciso que ela saiba usar o smartphone. O iDosos foi criado para ajudar o público da terceira idade nessa jornada. Por meio de tutorais bastante intuitivos (testei com a minha avó e ela achou fácil), o app ensina desde funções mais básicas, como fazer ligações, até configurar o alarme do celular.

Big Launcher

Reprodução
Imagem: Reprodução

O Big Launcher é ótimo para deixar a interface do celular mais adequada para as pessoas que têm dificuldades em ler as letrinhas pequenas na tela. A plataforma deixa os botões e letras maiores, permite colocar atalhos para os aplicativos mais usados e permite esconder as ferramentas não tão usadas, entre outras funções.

Infelizmente, ele não aumenta a letra dentro dos aplicativos, embora seja possível configurar o próprio celular para ter fontes maiores, em Configurações/Ajustes > Tela > Tamanho do texto (ou Tamanho da fonte). Ele também tem outro ponto negativo: funciona somente para Android.

Idoso ativo

Reprodução
Imagem: Reprodução

Exercícios físicos são importantes em todas as fases da vida, inclusive na terceira idade. Para ajudar a motivar o usuário, o aplicativo possui diversas atividades elaboradas por fisioterapeutas com foco em membros inferiores, assim como postura, equilíbrio e marcha. É um ótimo incentivo para o idoso se mexer um pouquinho mais. Só é importante respeitar o corpo e evitar excessos. Ficou em dúvida? Procure uma orientação médica que possa combinar ainda mais a atividade física com os exercícios do aplicativo.

LastPass Password Manager

Reprodução
Imagem: Reprodução

Idoso ou não, lembrar todas as senhas não é fácil para ninguém, não é mesmo? O LastPass é um ótimo assistente. Nele você coloca todos os logins e senhas. No final, vai precisar se lembrar somente da "chave-mestre" do aplicativo. Uma das funções mais úteis, na minha opinião, é o preenchimento automático de senhas —existem vários outros aplicativos com funções parecidas. Dê uma pesquisada nas avaliações de usuários sobre as plataformas para encontrar a que mais combina com você.

Pressão Arterial (BP Watch)

Reprodução
Imagem: Reprodução

É essencial que o idoso tenha cuidados com a pressão arterial e esteja ainda mais em dia com a saúde. O BP Watch foi desenvolvido para que o usuário anote seu batimento cardíaco, pulso e peso, além de adicionar comentários. Ele faz, automaticamente, a média mensal e permite que a pessoa tenha seu histórico sempre em mãos.

Rádio Saudade

Reprodução
Imagem: Reprodução

A música pode nos fazer viajar no tempo. Para os mais nostálgicos, a Rádio Saudade é uma opção legal para quem quer escutar músicas dos anos 50, 60 e 70. O aplicativo reúne diversas rádios especializadas em canções antigas e o usuário pode sintonizar em sua rádio preferida.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS

Baixe estes apps