Topo

Baixe estes apps


Loucos por livros: confira aplicativos úteis para quem gosta de ler

Aplicativos oferecem livros em áudio e até rede social para os amantes da literatura - Getty Images/iStockphoto
Aplicativos oferecem livros em áudio e até rede social para os amantes da literatura Imagem: Getty Images/iStockphoto

Laura Martins

Colaboração para Tilt, em São Paulo

24/11/2019 04h00

Pense no último livro que você leu: ele era físico ou digital? Ainda que alguns ainda prefiram as versões impressas, a tecnologia abriu um leque infinito de opções quando o assunto é literatura —e você nem precisa ser um ficcionado por ela para se beneficiar.

Por isso, a dica de hoje vai para quem deseja explorar mais esse universo, que possui desde livros em áudio até redes sociais exclusivas para os leitores.

    Audible

    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Quer escutar os livros em vez de ler? Com uma das maiores seleções de áudio livros do mundo, o aplicativo Audible, da Amazon, separa os livros (e podcasts) por categorias e sincroniza automaticamente os livros em todos os seus dispositivos compatíveis (como celular, tablet, Amazon Echo). Os livros em áudio são pagos, mas o primeiro conteúdo baixado pelo usuário é gratuito.

    • Gratuito (áudio livros pagos)
    • Disponível para iOS e Android

    Wattpad

    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Escritores ao redor de todo mundo estão no Wattpad disponibilizando suas obras sem intermediários. Ou seja, esse é o aplicativo perfeito para quem quer descobrir novos profissionais. São mais de 70 milhões de leitores e escritores, em mais de cinquenta línguas. O usuário salva as histórias que deseja ler e pode compartilhar sua biblioteca.

    Kindle

    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Kindle é o nome do dispositivo eletrônico de leitura da Amazon, um dos mais populares no mundo. Mas ele possui também um aplicativo (de mesmo nome) para quem deseja ter uma biblioteca virtual em seu próprio celular.

    Mesmo sendo uma leitura pelo telefone, o app permite personalizações para o conforto do leitor, como ajuste de tamanho do texto, brilho da tela, cor do fundo, modo retrato, paisagem. É uma ótima opção para quem não quer gastar dinheiro com um novo dispositivo — ainda que os smartphones não tenham a tela perfeita para leituras por muito tempo.

    • Gratuito (e-books pagos)
    • Disponível para iOS e Android

    Skoob

    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    A maior rede social para amantes de livros no Brasil reúne tudo de mais importante no mundo da leitura. Os usuários podem fazer resenhas, avaliar os títulos, ver o que os amigos estão lendo. É possível também pesquisar sobre livros que se pretende ler. Uma das ferramentas mais interessantes é a de meta de leitura para o ano.

    • Gratuito
    • Disponível para iOS

    Bookly

    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Nos últimos anos, senti que minha rotina de leitura foi diminuindo exponencialmente. O Bookly foi essencial para me ajudar a entender como era o meu ritmo de leitura, já que ele conseguia calcular quanto tempo eu demorava para ler um livro inteiro. Ele mostra dados que você pode usar para melhorar o seu fluxo.

    Para isso, basta o usuário colocar quando começou a ler o título, atualizar quantas páginas foram lidas e avisar quando o finalizou. Outra ferramenta bastante interessante é a possibilidade de avaliar e adicionar notas sobre o livro lido.

      Pocket

      Reprodução
      Imagem: Reprodução

      O Pocket é meu aplicativo preferido para guardar conteúdos que desejo ler depois. Ele não é voltado muito para livros, mas funciona para quem gosta de ler. Com ele, você salva qualquer material de qualquer site notícias, áudios, vídeos) para consumir em outro momento . O app reúne todo o conteúdo em uma lista, que pode ser acessada diretamente por ele.

      SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS

      Baixe estes apps