Topo

Motorista poderá ouvir voz de Lula no Waze: "Vire à esquerda, companheiro"

O jeitinho peculiar do ex-presidente falar agora pode ser ouvido em imitação no Waze - Ricardo Stuckert/Instituto Lula
O jeitinho peculiar do ex-presidente falar agora pode ser ouvido em imitação no Waze Imagem: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

De Tilt, em São Paulo

06/12/2019 11h31

Sem tempo, irmão

  • A voz do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva agora pode ser usada no Waze
  • "Vire à esquerda, companheiro" é um dos comandos que a voz dá ao motorista
  • Vozes como a do Bob Esponja, Scooby Doo e Gru, da franquia "Meu Malvado Favorito", também podem ser configuradas

O motorista que usa o Waze no dia a dia agora poderá seguir as orientações do aplicativo ouvindo a voz do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para ouvir frases como "vamos, companheiro, tomar os meios de produção" ou "vire à esquerda, companheiro", por exemplo, o motorista deve fazer o download da voz que imita Lula na loja de aplicativos do seu celular — a novidade está disponível na App Store e no Google Play.

Uma curiosidade: na hora de orientar o carro a seguir para a direita, a voz diz apenas "vire à direita", sem o carinhoso "companheiro".

Desde 2017, o aplicativo permite que qualquer pessoa grave sua própria voz dando os comandos e compartilhe com outros usuários —além de Lula, a plataforma tem as "vozes" de personagens como Bob Esponja, Scooby Doo e Gru, da franquia "Meu Malvado Favorito".

"A voz mencionada na reportagem não é uma voz oficial do Waze. O app possui o recurso Gravador de Voz, que permite que os usuários customizem os comandos de voz e também compartilharem o áudio entre si", disse a assessoria de imprensa do Waze, em nota enviada ao UOL.

Segundo a plataforma, é possível cadastrar outras vozes no menu de Configurações > Voz e Som. "Todos os usuários do aplicativo têm acesso à gravação de comandos".

Apoiadores do ex-presidente estão se divertindo com a novidade das redes sociais.

A deputada federal Érika Kokay (PT-DF) mostrou que já está usando a voz de Lula para dirigir. "Quando vira pra esquerda, a voz de Lula fica mais alegre!", mostrou.

Cansou da 'voz do Google'? Siga esta dica:

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS