Topo

#ficadica


Perdeu? Saiba como recuperar fotos e vídeos apagados do WhatsApp

Estúdio Rebimboca/UOL
Imagem: Estúdio Rebimboca/UOL

Nicole D'Almeida

Colaboração para Tilt

20/11/2019 04h00

Decidiu fazer a limpa no seu WhatsApp, mas percebeu que junto foram fotos e vídeos importantes que não poderão ser mais acessados? Calma, há algumas formas de recuperar os arquivos de mídia compartilhados no app.

Backup de conversas

A forma mais certeira de conseguir recuperar seus arquivos de volta é por meio do backup de conversas do WhatsApp. Para que essa dica funcione, é preciso que você esteja acostumado a sempre fazê-lo e mantê-lo em dia.

Vale lembrar também que para restaurar as fotos e vídeos desejados eles devem estar salvos no último backup. Portanto, não faça o backup novamente antes de recuperar os arquivos.

Para rever as fotos e os vídeos apagados você só precisa desinstalar o WhatsApp e reinstala-lo novamente. Assim, após pintar a solicitação para confirmar o seu número, o aplicativo enviará um pedido para restaurar as mensagens e arquivos de mídia armazenados no último backup. Basta tocar em "Continuar" e "Restaurar".

Na pasta do WhatsApp

Essa dica vale apenas para usuários Android. Todos os aplicativos instalados em seu aparelho possuem uma pasta nos Arquivos. No caso do WhatsApp, ele salva todos os arquivos de mídia enviados e recebidos na sua respectiva pasta. Dessa forma, mesmo que a imagem tenha sido apagada no app, é possível que ela seja encontrada na pasta dentro dos arquivos.

Para acessá-la é simples. Cada aparelho dá um nome diferente, mas o processo é basicamente o mesmo.

  1. Acesse "Meus Arquivos";
  2. Entre em "Armazenamento interno";
  3. Procure pela pasta "WhatsApp";
  4. Entre em "Mídia";
  5. Escolha a pasta desejada;
  6. Ao encontrar a foto basta movê-la para outra pasta de fácil acesso, como a Galeria de fotos.

Pedindo para o amiguinho

Outra forma de conseguir as fotos e os vídeos de volta é pedindo para a pessoa para a qual você encaminhou. Se ela não apagou sua conversa, ela terá o arquivo à disposição para te enviar.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS

#ficadica