Topo

Este vídeo prova que é possível um táxi elétrico voar a 100 km/h

De Tilt, em São Paulo

22/10/2019 09h59

A startup alemã Lilium divulgou na semana passada um vídeo de seu protótipo, do que pretende ser um táxi aéreo elétrico, voando pela primeira vez. As imagens mostram o veículo subindo em posição vertical e fazendo manobras a uma velocidade de 100 km/h.

Há seis meses, a empresa revelou a criação de seu protótipo de táxi voador de cinco lugares e equipado com 36 motores elétricos com operação semelhante à dos reatores e tem alcance de 300 quilômetros.

Este modelo faz parte de uma longa lista de veículos eVTOL (decolagem e descida vertical elétrica) que têm a capacidade de decolar e aterrissar verticalmente.

O primeiro teste com o veículo foi feito em maio e a empresa promete um serviço de transporte regional "quatro vezes mais rápido" até 2025.

No início, os veículos terão um piloto, mas eles aspiram a ser completamente autônomos. Neste vídeo, os testes foram conduzidos por controle remoto.

A Lilium é uma das dezenas de empresas no mundo —desde a startup até gigantes da aviação como a Boeing e a Airbus— que estão comprometidas com os táxis voadores, mas cuja circulação foi atrasada pela regulamentação atual.

(Com AFP)

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS