Topo

Agora ficou mais fácil usar o Google Maps e o YouTube sem ser identificado

Google anuncia novas medidas de segurança e privacidade para usuários - Denis Charlet - 3.set.2019/AFP
Google anuncia novas medidas de segurança e privacidade para usuários Imagem: Denis Charlet - 3.set.2019/AFP

De Tilt, em São Paulo

02/10/2019 13h08Atualizada em 02/10/2019 18h54

Sem tempo, irmão

  • Google Maps oferece ao usuário a possibilidade de navegar de forma anônima
  • Assim, atividades como locais pesquisados não serão salvas na Conta do Google
  • YouTube ganhou opção de auto-deletar histórico de navegação, por período
  • Google Assistente oferecerá dados sobre procedimentos de segurança da empresa

O Google anunciou hoje (2) mudanças que realizou nos serviços que oferece para oferecer mais privacidade e segurança para os usuários.

A primeira novidade envolve o Google Maps. Agora, a empresa oferece ao usuário a possibilidade de navegar de forma anônima na ferramenta. Com isso, atividades como locais pesquisados não serão salvas na Conta do Google, nem usadas para personalizar a experiência no aplicativo.

Para ativar o modo Anônimo, basta clicar na foto do perfil. No momento em que você quiser recomendações de restaurantes, informações sobre o trânsito a caminho do trabalho e outros recursos sob medida, basta desativar o modo Anônimo. Esse recurso será lançado para Android nas próximas semanas, e em breve chegará ao iOS.

Outra novidade apresentada pelo Google envolve a plataforma de vídeos YouTube. O usuário da plataforma poderá usar a opção de auto-deletar o histórico de navegação no site, precisando apenas estabelecer o período desejado.

A companhia norte-americana também facilitou o acesso do usuário aos protocolos adotados para manter a segurança de seus dados.

Para isso, é necessário acessar o Google Assistente e questionar: "Como você garante a segurança dos meus dados?". Então, o assistente oferecerá informações sobre os procedimentos adotados pelo Google. Também será possível controlar suas configurações de privacidade utilizando o recurso.

A empresa indica que, nas próximas semanas, implementará um recurso que permitirá que os usuários deletem conversas com o assistente de sua conta por meio de comandos de voz. Esses recursos não precisarão ser ativados, já que isso acontecerá automaticamente com uma configuração padrão para todos os usuários. As funcionalidades estarão disponíveis primeiro em inglês, recebendo novos idiomas em breve.

Por fim, o Google inseriu mais um mecanismo de segurança para proteger os dados de seus usuários. A função é semelhante ao já existente "checkup de segurança", que identificas possíveis ameaças à conta, como golpes de phishing ou aplicativos maliciosos que não sejam seguros e estejam conectados à conta do usuário.

Agora, o usuário também poderá fazer um check-up de suas senhas e o Google avaliará se a senha é fraca, reutilizada de outras contas ou se já foi exposta a algum tipo de violação.