Topo

O que é intranet?

Getty Images
Imagem: Getty Images

Rodrigo Lara

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/07/2019 00h00

Resumo da notícia

  • Intranet é o nome dado a uma rede privada de computadores
  • Costuma ser usada em ambientes corporativos para compartilhar informações entre funcionários
  • Ter intranet não é sinônimo de não ter acesso à internet
  • Geralmente, é possível entrar na intranet de um computador externo à rede com processos de autenticação

Se você trabalha ou convive em um ambiente com computadores, é bem provável que já tenha ouvido a palavra "intranet". Mas, afinal: o que é intranet?

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, intranet não é o oposto de internet. A definição mais simples de internet seria um conjunto de redes locais que são interconectadas e espalhadas por todo o mundo, seguindo um protocolo de comunicação para facilitar o fluxo de informação. Já a intranet nada mais é do que uma rede privada de computadores.

Apesar de não ter propriamente um inventor, o termo foi usado pela primeira vez em 1995, em um artigo do empresário norte-americano Stephen Lawton.

As intranets seguem os mesmos protocolos de internet (TCP/IP), mas o seu uso é limitado a um determinado local e, geralmente, para acessar o seu conteúdo é necessário passar por um ou mais processos de autenticação.]

Um dos principais usos de intranets é em ambiente corporativo, quando determinada empresa pode criar uma interface para seus funcionários acessarem informações pertinentes ou, ainda, se comunicarem entre si de maneira ágil.

Computadores com acesso a uma intranet, normalmente, acessam a internet por meio de servidores que garantem a segurança dessa rede privada.

Apesar de ser uma rede privada, é possível que se crie meios de ter acesso às intranets por meio de processos de autenticação quando se está fora do sistema. Desta forma, funcionários que precisem acessar ao conteúdo da intranet de maneira remota (em casa ou em viagem) podem fazer isso.