Topo

O que é fada sensata? Entenda a expressão que bomba na internet

Quem é a sua fada sensata do coração? - Getty Images
Quem é a sua fada sensata do coração? Imagem: Getty Images

Rodrigo Lara

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/03/2019 16h04

Você já ouviu alguma frase que tenha um "fada sensata" no meio?

Fada sensata é uma expressão frequentemente usada nas redes sociais. E não, não se trata de um novo personagem de contos infantis.

Na verdade, podemos separar a expressão em duas partes. A primeira, "fada", não é bem literal: a palavra é usada há algum tempo em tom de elogio, especialmente entre membros da comunidade LGBT e mulheres.

É uma forma de se referir a uma pessoa que você admira muito, podendo ser do seu círculo de amizades, alguém famoso ou até mesmo a sua diva pop preferida.

Já a parte "sensata" segue o sentido literal da palavra. Segundo o dicionário Michaelis, o adjetivo de refere a "que tem juízo; que age ou pensa com cautela, prudência e sabedoria; precavido, prudente, sábio". Ou, ainda, "que é conforme ao bom senso; que é regrado em seus hábitos e maneiras; circunspecto, sério".

Em geral, a expressão "fada sensata" é usada quando se deseja elogiar alguém por ter uma opinião construtiva ou simplesmente demonstra bom senso.

Passou a ser muito usada em 2018, quando alguma pessoa famosa e com boa imagem nos grupos sociais citados acima (LGBT e mulheres) emite opiniões embasadas e equilibradas.

Nada impede, porém, que se use a expressão para elogiar pessoas próximas. Então você já sabe: se te chamarem de "fada sensata", agradeça. Afinal, é um elogio.

Mais Curiosidades de ciências