PUBLICIDADE
Topo

ONU cria regras para veículos com piloto automático e adota caixa preta

Em Genebra

25/06/2020 12h50

Mais de cinquenta países adotaram esta semana na ONU um regulamento vinculativo para veículos com sistemas de piloto automático, entre eles a inclusão de uma caixa preta.

Esse regulamento sobre "sistemas automatizados de manutenção de trajetória (automated lane keeping systems, ou ALKS)" entrará em vigor em 2021.

O acordo estipula que, para ativar um ALKS será necessário que o motorista esteja ao volante do veículo, viaje em estradas proibidas para pedestres e ciclistas, equipadas com uma separação física entre as faixas em direções opostas e com velocidade limitada a 60 km/h.

Também prevê a obrigação de introduzir sistemas de reconhecimento da disponibilidade dos motoristas, detectando a presença do motorista ao volante e sua disponibilidade para retomar o controle do veículo.

Além disso, introduz a obrigação de equipar o veículo com uma caixa preta, denominada "sistema de armazenamento de dados para direção automática".

Os sistemas ALKS devem cumprir as exigências de segurança cibernética e atualização de software estabelecidos nos dois novos regulamentos das Nações Unidas.