PUBLICIDADE
Topo

André Noel

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Trabalho em casa é tenso, mas nada perto de como está a vida lá fora

Freepik
Imagem: Freepik
Conteúdo exclusivo para assinantes
André Noel

Andre Noel é programador, webcartunista, autor do Vida de Programador, professor universitário (UEM e Unicesumar), youtuber e sabe pregar botões em roupas.

20/03/2021 04h00

Não sei como está a sua realidade. Nem todos puderam fazer uma quarentena, nem todos quiseram. Eu e minha família estamos em quarentena desde 20 de março do ano passado. Meu trabalho e o da minha esposa possibilitam isso, então estamos em casa há um ano. Somos em um casal, quatro crianças, um idoso e cinco cachorros.

Digo isso apenas para não passar a imagem de que estamos "de boa" curtindo a casa enquanto o mundo pega fogo. Tem sido um tempo puxado, cansativo, mas que julgamos necessário. Tivemos que nos adaptar em muitas coisas, é uma sensação de estar vivendo em acampamento há um ano.

Foi um ano próspero em algumas áreas, consegui começar novos desafios, trabalhar com novidades, como o podcast que iniciei na quarentena, interações em lives, participações em eventos online, até mesmo fiz, pela primeira vez, uma palestra em inglês em um evento online internacional.

Por outro lado, foi um ano que nos espremeu por todos os lados. A dificuldade em conciliar agenda de trabalho com as dinâmicas da casa, a adaptação das atividades e aulas em um ambiente doméstico, resolver demandas e problemas saindo de casa só em necessidades maiores. E a situação do país como um todo que, inevitavelmente, corrói o mais profundo da alma.

Nunca, de forma alguma, eu teria imaginado que um ano depois estaríamos no pior de todos os momentos da pandemia. Achei que seria possível estarmos ainda em quarentena, mas imaginava que estaríamos nos cuidando já em uma recuperação.

Meu coração está em pedaços com tantas vidas que se foram nesses 365 dias. Só consigo agora parar um pouco para sentir isso em um pouco de silêncio.

Tirinha Vida de Programador - 1 ano de quarentena - André Noel/ Vida de Programador - André Noel/ Vida de Programador
Imagem: André Noel/ Vida de Programador

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL