Topo

André Noel

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Que ano foi esse? Você precisa de uma nuvem de palavras para definir 2021

Freepik
Imagem: Freepik

18/12/2021 04h00

Chegamos ao final do ano e nessa época é comum ouvir a pergunta: "como você resumiria o ano de 2021 em uma palavra?" Confesso que nunca gosto dessa pergunta, em nenhum contexto. Nunca dá para resumir em uma palavra. No máximo, você coloca para fora a palavra que representa para você o ano naquele momento.

Já é difícil resumir um ano comum, mais difícil é resumir um ano que durou cinco vezes mais do que o normal. Um ano onde a cada dia aconteciam muito mais acontecimentos drásticos, muito mais reuniões, muito mais histórias e discussões. Assim, vivemos, discutimos e nos preocupamos com conteúdos numa velocidade e intensidade muito maior.

Passamos nossos dias mais preocupados, mais ameaças às nossas vidas, à saúde, à nossa estabilidade financeira ou emocional, incertezas, dicotomias, discursos de ódio, sabotagens, loucuras? Em vários aspectos voltamos a ter as mesmas preocupações que as pessoas tinham na Idade Média.

Por outro lado, também temos muitas coisas boas para resumir, que a gente pode até acabar ignorando quando somos tão impactados com notícias ruins. Mas esse foi o ano da vacina, quando começamos a vencer a pandemia. Pudemos ver pelo nosso histórico de vacinação que o nosso país teve rápida adesão às vacinas, uma redução imensa na taxa de mortalidade, um pequeno retorno ao "normal".

Analisando de forma macro, já é difícil resumir o ano, se entrarmos em especificidades, em como foi o ano para cada um, não tem como resumir de modo uniforme.

Como foi o ano para você? Você consegue identificar os pontos positivos e os negativos?

É importante parar em alguns momentos para avaliar (ou reavaliar) a jornada, e o fim de ano é um bom marco para isso.

Quando comecei a ouvir falar em "retrospectiva", eu disse para mim mesmo: "esse é um ano que nem quero ver as retrospectivas". Mas, independente de ver ou não, aprender com o ano é sempre importante, avaliar os erros e acertos é importante, até mesmo aprender com aquilo que a gente não tem controle, seja bom ou ruim.

Compartilhando parte do meu ano, realmente foi um ano tenso, difícil, mas com coisas boas a celebrar também. Em destaque, mesmo em quarentena, eu fui uma das (muitas) pessoas que acabou trocando de emprego de algo temporariamente remoto, que voltaria a ser presencial, para algo completamente remoto e ainda podendo estar em uma empresa em franco crescimento, com uma cultura apaixonante e com uma missão de mudar a vida das pessoas.

Continuo na área educacional, ensinando pessoas que entram no mundo da tecnologia, especificamente na programação, mas com um foco na mudança de vida, na transformação de pessoas e seus entornos.

Levando em consideração toda a transformação exigida pela pandemia, pela quarentena e pelos diversos problemas que surgiram nos últimos anos, estou agora mais envolvido com trazer soluções e transformações, o que considero um dos pontos altos do meu ano.

Assim, não dá para resumir em uma palavra esse ano, mas talvez funcionaria criar uma nuvem de palavras, o que pode representar diferentes visões ou momentos do ano.

Então, se você me pedir algumas palavras para 2021, neste momento me passa pela mente: resiliência, coragem, descobertas, transformação, indignação, esperança, família, cuidado, vacina, empatia, incertezas, ajuda, cansaço, apoio, humanidade.

E quais seriam as palavras que representam algumas características de 2021 para você?

Boa semana para todos, se cuidem e que venha um ótimo 2022 para todos!