Topo

André Noel

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Conforto de casa ou um reencontro pessoal: eventos híbridos fazem sentido

Eventos estão surgindo em modelo híbrido, ocorrendo ao mesmo tempo de forma presencial e à distância - Freepik
Eventos estão surgindo em modelo híbrido, ocorrendo ao mesmo tempo de forma presencial e à distância Imagem: Freepik

15/03/2022 04h00

A última viagem que fiz foi logo antes do início da quarentena. Foi uma viagem de um dia, mas muito boa, muito proveitosa. Aparentemente, faz uns 10 anos isso? Bom, pelo menos parece.

Agora estou me preparando para voltar a participar de eventos presenciais. Já falei aqui na coluna sobre como os eventos são importantes e também sobre o quanto ganhamos de vantagens e experiência ao nos adaptarmos ao online, mas a participação presencial tem uma magia sem igual.

Esta semana tenho minha primeira experiência depois de anos na caverna. Vai ser um evento bacana, mas interno de uma empresa, que vou poder participar (vou colocar várias fotos nas minhas redes). Junto com isso ainda vou aproveitar para rever amigos e gravar um podcast como convidado.

Parece que a vida está voltando ao seu ritmo, ao mesmo tempo em que parece a primeira viagem da vida. Minha cabeça foi bastante afetada pela pandemia.

Podemos pensar e planejar eventos presenciais, mas a vida de todo mundo mudou. Como ficam as coisas agora?

Ganhamos expertise com eventos online. Descobrimos que podemos, ao mesmo tempo, alcançar mais pessoas e também trazer para palestrar pessoas que não poderiam, seja por distância, custo ou problemas de agenda, já que online é mais fácil conseguir uma hora de alguém, sem os tempos de deslocamento.

Mas estamos com uma falta do presencial, aquela vontade ou necessidade de ver ao outro, de jogar conversa fora nos intervalos, de fazer networking durante o almoço. Como podemos aproveitar isso ao máximo?

Estão surgindo vários eventos num modelo híbrido, ocorrendo simultaneamente de forma presencial e à distância. Um desses eventos é o TDC —The Developer's Conference—, que quem me acompanha sabe que é um evento que eu carrego no coração.

Neste ano, o TDC terá quatro edições e a primeira delas, a edição Connections, vai acontecer de 22 a 24 de março num formato inovador: digital, híbrido e distribuído. Além de juntar as vantagens que eu falei acima, a parte presencial ocorrerá em duas cidades simultaneamente: em Recife e em Belo Horizonte.

Com isso, o evento pretende trazer mais conteúdo e alcançar mais pessoas tanto na forma digital quanto presencial.

Não quero repetir muito o que já falei em outro texto, mas eventos na área de tecnologia são muito importantes para o crescimento na carreira quanto no crescimento pessoal.

Se você tiver a oportunidade, participe. O TDC tem várias trilhas temáticas, onde alguma delas pode ser mais a sua área e também tem uma parte aberta, com inscrição gratuita.

Agora, então, podemos aproveitar o melhor dos mundos nos eventos de T.I.: podemos curtir um evento no aconchego de casa ou podemos ir e participar de toda aquela boa bagunça, reencontrando amigos e fazendo novas amizades, impulsionando muito mais nossa carreira.

Espero encontrá-los ainda em muitos eventos por aí! :)