Topo

Activision Blizzard: autoridades pedem registros policiais envolvendo CEO

Bobby Kotick, CEO da Activision: o cerco está se fechando - Reprodução/YouTube
Bobby Kotick, CEO da Activision: o cerco está se fechando Imagem: Reprodução/YouTube

De START, em São Paulo

18/02/2022 14h35

A aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft não desacelerou as investigações sobre as acusações de racismo, sexismo e assédio moral na empresa - um escândalo que vem se desenrolando há quase um ano.

No mais novo capítulo dessa novela, agora o Departamento da Califórnia para Habitação e Trabalho Justos intimou os departamentos policiais da área de Los Angeles a entregar qualquer registro envolvendo o CEO Bobby Kotick e outros 18 funcionários ou ex-funcionários da Activision.

Foi uma investigação do Departamento da Califórnia para Habitação e Trabalho Justos no ano passado que iniciou a avalanche de denúncias contra o estúdio, responsável por franquias como Call of Duty, Overwatch e Diablo. O impacto na imagem e na lucratividade da empresa foram fatores determinantes em sua venda à Microsoft.

A agência estadual também intimou diretores da Activision a prestar depoimentos "relacionados ao modo como a empresa conduz problemas no ambiente de trabalho", segundo reportou o Wall Street Journal.

Para complicar ainda mais, a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft também precisa ser aprovada por uma série de agências reguladoras do governo federal norte-americano.

A Comissão de Segurança e Câmbio, que seria o equivalente nos EUA à nossa Comissão de Valores Mobiliários, também está conduzindo sua própria investigação sobre os problemas de assédio sexual na Activision. Ela expediu sua própria intimação para que a companhia colabore com documentos e registros de comunicação de diversos funcionários e ex-funcionários, datados desde 2016.

Em resposta ao Wall Street Journal, a Activision classificou ambas as intimações com uma expressão idiomática da língua inglesa: "fishing expedition". Em outras palavras, ela dá a entender que nenhuma das agências possui evidências concretas e está "jogando um verde pra colher maduro".

Ao site Kotaku, um comunicado da empresa reforçou: "O Departamento da Califórnia para Habitação e Trabalho Justos está requisitando que departamentos de polícia da Califórnia entreguem informações confidenciais e sensíveis, sem qualquer limite ou escopo relevante. É mais uma tática questionável do DCHTJ."

E ainda complementou: "Em vez de ajudar os trabalhadores da California, o DCHTJ está impredindo o progresso significativo na Activision Blizzard e atrasando a indenização dos funcionários afetados".

Saiba mais sobre os problemas trabalhísticos da Activision Blizzard no nosso podcast: