Topo

GTA RP: como instalar e jogar em celulares Android

GTA RP para Android - Reprodução/Rockstar Games
GTA RP para Android Imagem: Reprodução/Rockstar Games

Por André Alcântara

Colaboração para o START

30/08/2021 04h00

Popular entre streamers, GTA RP se tornou um fenômeno no Brasil. Nessa modalidade não oficial de GTA, jogadores interpretam personagens e têm vida comum no mundo do game, ao estilo The Sims.

Embora o modo seja mais voltado ao PC, também é possível jogar GTA RP em celulares Android. Nesse caso, é utilizada como base a versão de Android de GTA: San Andreas, somada a alguns recursos externos.

É uma boa alternativa para quem não tem acesso a um computador capaz de rodar GTA RP a partir de GTA: San Andreas ou de GTA 5 (disparado, o mais popular do País). E foi pensando nisso que o START preparou um guia para quem quer se aventurar no GTA RP de Android.

GTA RP para Android - Reprodução/Rockstar Games - Reprodução/Rockstar Games
Play Vício RP possui múltiplos servidores de GTA RP mobile
Imagem: Reprodução/Rockstar Games

A forma mais acessível e mais rápido de se instalar GTA RP em um dispositivo Android é com o aplicativo gratuito SA-MP Launcher. É a versão mobile da mesma modificação de PC que adiciona multiplayer online a GTA: San Andreas.

O SA-MP Launcher também tem duas vantagens: permite acesso a múltiplos servidores e não precisa de outras instalações ou configurações.

Tutorial para jogar GTA RP em celular Android

Primeiro, baixe o aplicativo na página do SA-MP Launcher na Play Store. A instalação requer versão 4.4 ou superior do Android. (E ele não está disponível para dispositivos iOS.)

GTA RP para Android - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Abra o SA-MP Launcher e conceda acesso às informações que o app solicitar. Depois, toque no botão "Instalar o jogo" e, na janela seguinte, confirme em "sim". O aplicativo irá fazer o download do instalador de GTA: San Andreas.

GTA RP para Android - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Ele dará duas opções de instalação: manual e automática. Para agilizar e facilitar o processo, toque em "auto". Confirme a ação caso surja uma nova janela de instalação.

GTA RP para Android - tutorial 3 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Conceda acesso às novas permissões que serão solicitadas. O aplicativo agora vai oferecer mais duas opções para a instalação de GTA: San Andreas: uma mais leve, com menos arquivos ("lite", com cerca de 900 MB); e outra com todas as informações do jogo ("full", com 2.3 GB).

Para smartphones mais modestos, é recomendada a versão "lite", apenas com recursos básicos para jogar. Quem tiver um aparelho mais potente, é aconselh, deve dar preferência à "full". Mas não se preocupe: o game irá funcionar nas duas versões.

GTA RP para Android - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O aplicativo irá voltar à tela inicial e pedir para que o usuário atualize o jogo. Toque em "Atualizar" e depois em "sim". Acontecerá um novo download de arquivos e a volta à tela inicial.

GTA RP para Android - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O app indicará que a versão mais recente do jogo está instalada. Mas, antes de você começar a jogar, é importante entender quais são os recursos do SA-MP e como funcionam os servidores de GTA RP de Android.

GTA RP para Android - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Toque em "Servers", na barra inferior, para ver a lista pública de servidores de GTA RP de Android. Não é possível filtrá-los (por exemplo, selecionar só os brasileiros). Geralmente os nacionais possuem "BR", "Brasil" ou outra referência do tipo no nome.

GTA RP para Android - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Em "Favorites" (favoritos, em português), o usuário pode salvar seus preferidos utilizando o IP do servidor. Com esse recurso, também é possível acessar servidores que não estão na lista pública do SA-MP Launcher.

GTA RP para Android - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução


Sua vida num servidor brasileiro

Veja alguns dos principais servidores de GTA RP e RPG mobile:

Além da questão da nacionalidade e idioma do servidor, o jogador também precisa se atentar a que tipo de servidor é. Os principais são de RP, mas há também os de RPG, que são mais livres e possuem regras mais flexíveis.

Ao tocar sobre o nome de um servidor, o usuário deve inserir o nickname desejado. O nickname funciona como uma conta. Ao entrar em um servidor pela primeira vez, geralmente é solicitada a criação de uma senha.

Nesse início ainda são oferecidas informações e/ou tutoriais, além do Discord onde os usuários podem encontrar mais detalhes. É importante que o jogador preste atenção nesse momento, pois normalmente é quando são apresentadas as principais regras e comandos de ações.

GTA RP para Android - Reprodução/Rockstar Games - Reprodução/Rockstar Games
Chat de texto é utilizado por administradores do servidor para enviar avisos e informações aos jogadores
Imagem: Reprodução/Rockstar Games

Nem todos os servidores de GTA RP mobile possuem a opção de chat de voz. Quando não há esse recurso, os jogadores devem utilizar o chat do jogo para se comunicar.

É importante notar que alguns servidores de GTA RP mobile podem ter diferenças entre a versão instalada e configurada manualmente, a do aplicativo próprio do servidor (caso tenha um) e aquela do SA-MP Launcher.

Tanto a versão instalada de forma manual quanto a do aplicativo geralmente possuem mais mods e recursos em relação ao SA-MP Launcher. Por isso, o usuário deve estar atento em relação à versão que mais atende às suas necessidades.

Além disso, vale ressaltar que os principais servidores de GTA RP costumam ter também uma versão para GTA RP de GTA: San Andreas para PC. Devido às limitações do mobile, pode ser que certos recursos sejam encontrados apenas no computador.

GTA RP para Android - Reprodução/Rockstar Games - Reprodução/Rockstar Games
Elementos de sobrevivência, como fome e sono, estão presentes em servidores de GTA RP mobile
Imagem: Reprodução/Rockstar Games

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol?
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol