Topo

GTA 5: como instalar mods e customizar o jogo

Reprodução
Imagem: Reprodução

Por André Alcântara

Colaboração para o Start

10/07/2021 04h00

As modificações (ou mods) têm um papel importante na história da franquia Grand Theft Auto (GTA). E, em GTA 5, não é diferente. Desde que o jogo foi lançado, em 2013, os fãs vêm adicionando conteúdos novos através de modificações, que vão desde veículos inéditos a mapas feitos do zero. Para você aproveitar tudo isso, o START preparou um guia de como instalar mods em GTA 5.

Apesar de a instalação de mods em GTA 5 parecer complicada para quem nunca teve contato com isso, o processo é simples e exige apenas alguns arquivos e programa.

Fique esperto!

Antes de instalar qualquer mod em GTA 5, tenha em mente que modificações não são suportadas oficialmente pela Rockstar Games, responsável pela série GTA. Ou seja, pode ser que eles afetem seu jogo, causando, por exemplo, bugs, travamentos ou até crash total.

Outro detalhe importante é que não se deve jogar GTA Online com mods habilitados no GTA 5. A Rockstar irá entender que você está utilizando trapaças, mesmo que essa não seja sua intenção. As modificações pertencem apenas ao modo campanha.

Como instalar mods em GTA 5

Cada mod demanda recursos específicos, mas para instalar boa parte deles é necessário possuir o plugin Script Hook V, uma espécie de biblioteca de códigos que permite alterações no game.

Veja como instalar o Script Hook V abaixo.

Passo 1: vá até o site do plugin e faça o download do arquivo.

Passo 2: com o arquivo .zip baixado, abra-o e extraia os arquivos "dinput8.dll" e "ScriptHookV.dll" para dentro da pasta onde GTA 5 está instalado.

Caso você possua o jogo na Steam, o destino padrão é: Disco Local (C:) > Arquivos de Programas (x86) > Steam > steamapps > common > Grand Theft Auto V.

Passo 3: o arquivo "NativeTrainer.asi" é opcional. Ele adiciona ao jogo um recurso chamado trainer, que facilita a ativação diversos cheats de GTA 5. Caso queira utilizá-lo, basta extraí-lo e colocá-lo na mesma pasta do game.

Há outra ferramenta muito útil na instalação de mods em GTA 5: o OpenIV. Além de servir para edição de modificações, o programa funciona como um gerenciador de arquivos e mods de GTA 5, o que pode facilitar a vida do jogador em diversas situações.

Confira abaixo como instalá-lo:

Passo 1: baixe o OpenIV no site do programa e instale-o no seu computador.

Passo 2: quando a instalação for efetuada, abra o OpenIV e selecione GTA 5 entre as opções de jogos que ele lhe dará. O programa pedirá para você dizer onde está salvo o jogo. Clique em "Browse" e depois selecione a pasta onde GTA 5 está instalado.

Passo 3: clique em "Tools" (ferramentas) e depois em "ASI Manager". Clique em "Install" para os arquivos "ASI Loader" e "OpenIV.ASI" - ambos são recursos essenciais para o uso do OpenIV.

Script Hook V e OpenIV atenderão a uma grande quantidade de mods, mas existem mais dois plugins que podem ser úteis para algumas modificações: LUA e Script Hook V .NET.

O plugin LUA, que funciona junto ao Script Hook V, permite que mods desenvolvidos na linguagem de programação Lua também sejam acrescentados. Veja como instalá-lo:

Passo 1: acesse a página do plugin e faça o download do arquivo.

Passo 2: abra o arquivo .zip que você baixou e extraia todos os arquivos para dentro da pasta do GTA 5.

Passo 3: para instalar mods programados em linguagem Lua, coloque os arquivos do mod na pasta "addins", que se encontra dentro da pasta "scripts".

Já o Script Hook V .NET é um plugin que permite o uso de mods programados em linguagem .NET. Ele também funciona junto com o Script Hook V. Veja como instalar:

Passo 1: vá até à página do Script Hook V .NET e baixe a versão mais recente.

Passo 2: o plugin pede que você tenha instalado o Visual Studio 2019, recurso padrão do Windows. Caso não possua essa versão, baixe-a no site da MIcrosoft.

Passo 3: abra o arquivo .zip baixado e extraia os seguintes arquivos para a pasta do GTA 5: "ScriptHookVDotNet.asi", "ScriptHookVDotNet2.dll" e "ScriptHookVDotNet3.dll".

Com esses recursos, você estará bem munido para instalar a grande maioria das modificações de GTA 5.

Onde e como baixar mods de GTA 5

Há diversos sites onde você pode baixar customizações para GTA 5. Alguns dos principais são 5Mods e Nexus Mods. Neles, há um amplo cardápio de mods produzidos por jogadores. O jogo pode ganhar desde personagens conhecidos do mundo dos games até um modo de zumbi.

As páginas das modificações nesses e em outros sites costumam ter informações importantes sobre como utilizar o mod e como instalá-lo (já que não há uma única forma de instalar e fazer uso de todas as modificações existentes para GTA 5). Essas instruções geralmente também podem ser encontradas em arquivo de texto que acompanha o conjunto de arquivos do mod.

Como exemplo, iremos baixar e instalar o mod "Open All Interiors", que, como o nome sugere, permite que o jogador explore diversos ambientes interiores do cenário. Ele foi produzido pelo usuário "NewTheft". Confira abaixo o passo a passo.

Passo 1: vá até à página do mod no 5Mods e faça o download do arquivo.

Passo 2: abra o arquivo .rar que você acabou de baixar e extraia os arquivos "OpenInteriors.asi" and "OpenInteriors.ini" para dentro da pasta de GTA 5.

Passo 3: feito isso, abra o jogo e vá até os lugares indicados no mapa pelo mod onde você pode entrar.

Assim, como outras modificações, essa pode apresentar instabilidades e erros. Lembre-se sempre de consultar as informações do mod antes de instalá-lo, para saber desses possíveis problemas.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol