PUBLICIDADE

Topo

Pokémon Showdown: confira um superdossiê com dicas de como montar seu time

Pokémon Showdown  - Reprodução/The Pokémon Company
Pokémon Showdown Imagem: Reprodução/The Pokémon Company

Por Marcelo Ferrantini

Colaboração para o Start

05/07/2021 04h00

Pokémon Showdown é um aplicativo para você montar seus times favoritos e batalhar com seus amigos e com milhares de pessoas ao redor do mundo, de forma gratuita e simples. Se você quer aprender como jogar, siga o nosso tutorial.

Agora que você está pronto, confira algumas dicas. Você vai compreender que, mais do que um esport, Pokémon é um jogo mental, que necessita de estudo e de uma visão estretégia das batalhas.

DICAS BÁSICAS

1) Conheça as forças e fraquezas de seu Pokémon

Não basta entender as vantagens dos tipos de pokémon sobre os outros tipos, como água vencer fogo. É preciso saber se seu pokémon tem tendência ofensiva, defensiva ou de utilidades.

Muitas vezes, seu pokémon favorito não exerce uma função que você espera dele, então adapte melhor seus IVs, EVs e sua Nature para tirar o melhor dele.

Um exemplo básico: não adianta querer que um Slowbro seja um pokémon rápido, para atacar antes de seus oponentes. Os 30 pontos base de velocidade da espécie o coloca entre os mais lentos do jogo. Então, se você estiver buscando um pokémon Água/Psíquico que seja rápido e bata forte, talvez seja melhor usar uma Starmie, que tem 115 de velocidade base.

Para saber os pontos base e entender melhor quais são os pokémon mais fortes em cada categoria, utilize a Bulbapedia, um site completo com tudo que você precisa saber sobre status de pokémon.

Pokémon Showdown - Reprodução/The Pokémon Company - Reprodução/The Pokémon Company
Imagem: Reprodução/The Pokémon Company

2) Tenha cuidado ao escolher os tipos de Pokémon para seu time

Praticamente todo fã tem um tipo favorito, como água, fantasma, psíquico, fogo, etc. No entanto, montar um time para jogar competitivamente requer atenção. Muitas vezes, um time mal montado pode ser destruído em segundos por alguma fraqueza que não tenha sido coberta.

Entenda quais os tipos mais fortes na atualidade (lutador, fada, dragões, entre alguns outros). Lembre-se sempre disso: para atacar, antes você precisa estar vivo!

Pokémon Showdown - Reprodução/The Pokémon Company - Reprodução/The Pokémon Company
Imagem: Reprodução/The Pokémon Company

3) Entenda as novidades de cada uma das gerações

Pokémon é uma franquia longeva e com muitas versões. Com isso, há algum tempo, a Pokémon Company vem se utilizando da criação de novidades em sistemas de batalha para manter o jogo fresco e relevante.

Inicialmente foram as Megaevoluções. Depois, os Z-Moves. E a oitava geração trouxe o sistema de Dynamax/Gigantamax para as batalhas. Tudo isso afeta o cenário competitivo, e o jogador precisa conhecer as mecânicas vigentes para ter bom desempenho em suas batalhas.

Saber quais os benefícios de ter um Pokémon com G-Max, e o que isso afeta em seus golpes e na função dentro da equipe é primordial. Afinal, ter um Pokémon gigante, além de bem divertido, pode causar sérias mudanças no estilo de jogo.

Os golpes ganham fatores a mais do que normalmente têm (e, às vezes, perdem alguns dos seus fatores padrão, como a possibilidade de paralisar ou de reduzir um dos status do oponente), e, geralmente, passam a afetar todo o seu time ou o time do oponente.

Com isso, alguns golpes ficam obsoletos. Por exemplo, o Sandstorm, se você tem um Pokémon com golpe tipo pedra que possa ser usado com Dynamax (visto que Max Rockfall causa dano e gera uma Sandstorm no campo).

Estude bem os Max Moves para adaptar sua estratégia.

Pokémon Showdown - Reprodução/The Pokémon Company - Reprodução/The Pokémon Company
Imagem: Reprodução/The Pokémon Company

4) Ataque nem sempre é a melhor defesa

Montar um time apenas com Pokémon ofensivos não vai levar ninguém a lugar algum. Com diversos modificadores de prioridade envolvidos no jogo, seu monstro super ofensivo pode acabar não tendo tempo nem para o primeiro ataque, visto que um adversário com Fake Out já o impede de atacar logo no primeiro turno.

Em jogo de duplas, a dificuldade é ainda maior, já que monstros com golpes como Follow Me podem desviar seus golpes para um outro Pokémon com mais vida e mais defesa, deixando o seu vulnerável a um ataque direto de um oponente com vantagem ofensiva sobre a fraca defesa do seu.

Tenha sempre em mente que você precisa de Pokémon que aguentem ataques diretos e que consigam ser uma parede de defesa para seus monstros ofensivos. Monstros como Celesteela, Chansey, Latias, Skarmory, Tangrowth, Tapu Fini e Toxapex são extremamente utilizados para criar paredes defensivas, curar seus membros ofensivos e causar dano de formas alternativas. Por exemplo, provocando alterações de status, como envenenamento ou queimadura, ou usando golpes que causam dano ao Pokémon entrando em combate (como Spikes, Stealth Rock e Toxic Spikes).

Pokémon Showdown - Reprodução/The Pokémon Company - Reprodução/The Pokémon Company
Imagem: Reprodução/The Pokémon Company

5) Use golpes que modificam seus status e os do adversário

Para a grande maioria dos jogadores casuais da série Pokémon, golpes como Leer, Growl, Harden, entre outros, eram apenas momentos de grande anti-clímax quando um de seus monstros favoritos tentavam aprendê-los.

No entanto, esse tipo de movimentos, conhecidos como "stat-changing moves", são importantíssimos para um jogo competitivo. Claro que não os mais básicos, como os citados acima, mas muitos stat-changing moves mais complexos podem te salvar.

Movimentos como Iron Defense, Acupressure, Swords Dance, Cotton Guard, Nasty Plot e Agility, assim como diversos outros, são essenciais para estabelecer uma boa defesa ou melhorar a forma do seu Pokémon atacar, inclusive ajudando para criar um Sweeper (um Pokémon basicamente ofensivo, designado a somente causar bastante dano) que consiga limpar todo o campo adversário.

Além disso, golpes causadores de dano com mudanças de status como efeito secundário também são sempre bem-vindos, como Power-Up Punch, Fell Stinger e Flame Charge.

E se a intenção é começar a batalhar competitivamente no nível global, é crucial ter a atenção voltada a alguns outros pontos que, muitas vezes, são deixados de lado pela falta de paciência.

É importante entender que, mesmo sendo um jogo muito mais mental, sem a exigência de extrema habilidade motora ou reflexos, Pokémon ainda é um eSport, ainda tem um metagame bem definido, que precisa ser conhecido por quem quer buscar algo mais a sério no cenário.

Então, aí estão mais algumas dicas mais avançadas, para você começar sua jornada como um verdadeiro mestre Pokémon.

Pokémon Showdown - Reprodução/The Pokémon Company - Reprodução/The Pokémon Company
Imagem: Reprodução/The Pokémon Company

DICAS AVANÇADAS

1) Entenda o metagame de Pokémon

Metagame é um conceito que vira os olhos de muita gente. No entanto, como um jogo extremamente intelectual, é imprescindível entender o "jogo ideal" de Pokémon.

Nem sempre seus monstrinhos preferidos têm tanto espaço assim no competitivo, e por mais que um de seus Pokémon favoritos esteja em um nível de extremo uso ("Overused", geralmente), nem sempre ele está fazendo a função que você pensa que seria a melhor para ele.

Entenda as formas mais comumente usadas de cada monstro, para poder aproveitar o melhor de cada um deles.

Pokémon Showdown - Reprodução/The Pokémon Company - Reprodução/The Pokémon Company
Imagem: Reprodução/The Pokémon Company

2) Entenda as funções necessárias em seu time

Pokémon têm funções. Não é porque você acredita que seu Aggron bate bem forte que ele deve ser um Sweeper (um personagem designado para causar bastante dano de forma rápida).

O cenário competitivo classifica os monstros em diversas funções, e elas são todas bastante importantes para um time. Combiná-las de forma eficiente pode ser a chave para a vitória.

As funções são:

  • Annoyer: O tipo de Pokémon que irá, basicamente, causar problemas aos Pokémon adversários. Ele pode causar redução dos status base, envenenar, paralisar, queimar, o que a estratégia pedir.

  • Anti-Lead: São os monstros que vão atrapalhar o principal Pokémon adversário de colocar sua estratégia em jogo, seja com o uso de Ally Switch para o adversário atacar o pokémon errado, seja usando Trick para roubar o item do oponente e muito mais.

  • Baton Passers: O golpe Baton Pass possui uma característica que o diferencia dos outros movimentos de mudança de pokémon, como, por exemplo, U-Turn. Ele passa as mudanças de status para o Pokémon que o substituirá. Por exemplo, um Yanma com a habilidade Speed Boost vai ganhar +1 em Speed por cada turno que passar em campo. Se, depois de 3 turnos, ele utilizar Baton Pass, ele perde os +3 de Speed que ganhou anteriormente, mas o Pokémon que o substituir ganhará estes +3. Portanto, Baton Passers são importantíssimos, principalmente em batalhas no modo simples (sem dupla).

  • Drainers: Basicamente, Pokémon com bastante vida e capazes de usar golpes de absorção de HP, tais quais Giga Drain ou Leech Life.

  • Entry Hazarder: Pokémon usuários de Spikes, Toxic Spikes, Stealth Rock ou outros golpes que causem algum efeito em oponentes entrando no campo. São bastante utilizados como Lead, para promoverem as estratégias bem cedo e causar dano a basicamente qualquer Pokémon adversário que vier ao campo.

  • Screeners: Monstros usuários de Light Screen e Reflect, que ajudam a aumentar as defesas de toda a equipe, principalmente em batalhas de dupla.

  • Hazers: Pokémon capazes de usar o golpe Haze, que anula todas as mudanças de status no jogo.

  • Healers: Uma das funções principais do jogo, principalmente em batalhas de duplas. São Pokémon com habilidades de curar os aliados ao seu lado no campo de batalha, através de golpes como Heal Pulse.

  • Lead: O Pokémon que inicia a batalha. Geralmente é um monstro com alguma das funções desta lista, mas com a capacidade de segurar o jogo para você preparar sua estratégia.

  • Spinner: Apesar de ser uma função em desuso, os Spinners são os monstros capazes de utilizar o golpe Rapid Spin, para limpar o campo de entry hazards.

  • Sweepers: São os Pokémon capazes de destruir praticamente qualquer oponente que vejam pela frente. Extremamente rápidos e fortes, são necessários em praticamente todos os tipos de estratégia utilizada no competitivo de Pokémon.

  • Tank: Outra das principais funções do jogo, Tanks são os monstros de alta defesa ou defesa especial, aliados a um excelente HP, capazes de aguentar bastante dano para proteger a equipe e permitir que a estratégia aconteça.

  • Wall: Uma função vista praticamente como um Tank avançado. Capazes de aguentar qualquer tipo de ataque, devido a defesas extremamente altas, mas incapazes de causar dano por ter ataques baixíssimos. Um exemplo de wall é o Shuckle.

Pokémon Showdown - Reprodução/The Pokémon Company - Reprodução/The Pokémon Company
Imagem: Reprodução/The Pokémon Company

3) Abandone a ideia de um Pokémon multifunções (o chamado "coringa")

Qualquer time montado para o competitivo de Pokémon terá seis monstros, e estes seis monstros podem dividir a carga das funções para uma estratégia entre si.

Não é necessário que um monstro sacrifique uma parte dos seus status (que o colocaria, talvez, como um dos melhores em uma função) para somar outra ao seu repertório.

Respeite as funções dos monstros e crie estratégias baseadas nos seis espaços disponíveis!

Pokémon Showdown - Reprodução/The Pokémon Company - Reprodução/The Pokémon Company
Imagem: Reprodução/The Pokémon Company

4) Tenha paciência ao montar seus Pokémon

Para que um Pokémon execute com perfeição a função que lhe é conferida, ele precisa estar com seus status distribuídos da melhor forma possível. Portanto, a atenção na distribuição dos IVs, EVs e na escolha das Natures é imprescindível para você tirar o melhor de cada monstrinho.

É através destes pontos que você aumenta o dano causado pelo seu Pokémon, ou diminui o dano recebido, se torna o primeiro ou o último a atacar em uma rodada, e assim por diante.

Então saiba que cada Nature melhora um status em troca de piorar outro. Também lembre-se que um Pokémon confuso recebe dano baseado no seu próprio ataque, que Pokémon queimados têm seus status de ataque cortados pela metade e muito mais. Entenda o que os status representam para cada monstro.

5) Seja criativo

Não é porque o metagame de Pokémon apresenta diversas opções para a construção de um time ou de uma estratégia que você precisa seguir à risca o que é dito. A partir do momento que você compreende o porquê de cada tópico do jogo ideal, você pode criar suas variações, ou mesmo estratégias para bater de frente com estes tópicos.

Então, estude os monstros, ache funcionalidades em cada um deles, tendo em mente o melhor potencial de cada um, e arrisque. O metagame não se formou sem a criatividade dos jogadores, e não será modificado sem ela também!

Com estas dicas, o caminho está aberto para você iniciar sua jornada como um aprendiz, mas terminar com o grande campeão de sua própria região! Então vá jogar Pokémon Showdown e criar suas estratégias, testá-las e mirar para o topo do mundo!

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol