Topo

OPINIÃO

Hades: Dicas e segredos para escapar do inferno

Hades - Divulgação
Hades Imagem: Divulgação

Daniel Esdras

Do GameHall

10/12/2020 04h00

Uma das mais agradáveis surpresas do ano, Hades é um roguelike como você nunca viu. Além do gameplay frenético, já esperado, ele ainda conta com um foco narrativo muito bem executado pela Supergiant, que também fez jogos como Transistor e Bastion.

Como todo roguelike, há diversas armas, poderes especiais e muitas coisas para liberar enquanto progride pela história. Para você não ficar perdido e conseguir escapar do inferno de Hades, aqui vão nossas dicas e segredos.

Foco nas chaves

Hades chaves - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Hades
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Em cada investida pelo Tártaro você vai se deparar com diversas salas repletas de inimigos. Ao derrotá-los, vai ganhar uma recompensa, que pode ser algo para o seu personagem usar nessa partida ou para levar de volta para casa e fazer algo por lá.

A recompensa geralmente pode ser escolhida na sala anterior, em alguns casos há mais de uma opção nas portas. A nossa dica é focar primeiro nas chaves, que servem para liberar as outras armas do Zagreu e mais habilidades no espelho do quarto dele. Isso vai permitir que você experimente bastante no início de jogo e descubra qual o melhor estilo de jogo para o seu personagem.

Dê um Nectar para cada NPC

Hades Nectar - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Hades
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Um dos prêmios que você vai receber em cada incursão pelo submundo é o Nectar, que serve para dar de presente para outros NPCs do jogo e estreitar a relação do Zagreu com eles.

O pulo do gato aqui é que na primeira vez que você dá o Nectar para um NPC, ele te presenteia de volta com um Keepsake, um equipamento que dá uma vantagem poderosa para o Zagreu. Por conta disso, em vez de gastar todo o seu Nectar apenas com um personagem, primeiro dê um frasco para cada NPC, para coletar todos os itens, incluindo os que moram dentro da dungeon.

Troque constantemente de Keepsake

Hades Keepsake - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Hades
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Agora que você tem uma porção de Keepsakes, vai ser difícil escolher qual utilizar. Nossa dica é ir trocando com o tempo e testar todos, não só para achar qual o melhor para a sua build do momento, mas também para melhorá-los.

A medida que você vai abatendo inimigos com um acessório equipado, ele vai ganhando melhorias. Alguns serão essenciais para as fases finais do jogo, então quanto mais deles você tiver no nível máximo, melhor.

Com um upgrade feito no palácio do Hades, com o serviçal que fica ao lado dele, você pode instalar baús de acessórios na divisa entre alas do submundo, permitindo que seja possível trocar antes de cada novo local de acordo com o que virá pela frente.

Escolha a arma com aura roxa

Hades aura roxa - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Hades
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

A nossa dica para quem está começando é experimentar bastante. Foque primeiro em liberar tudo que é possível e testar o máximo de combinações, só então esquente a cabeça com chegar o mais longe possível na masmorra.

O jogo também influencia esse tipo de comportamento. Cada vez que o Zagreu volta para o palácio, pode trocar a arma para a nova incursão. O detalhe é que uma das armas vai estar com uma aura roxa, que dá um bônus de dano que é muito bem vindo. Isso foi feito para incentivar você a jogar com mais armas.

Escolha o Martelo de Daedalus

Hades Daedalus - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Hades
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Durante as incursões há diversos poderes divinos para escolher, que afetam cada um dos movimentos do Zagreu. No início pode parecer confuso e difícil de escolher qual melhorar, mas com o tempo e os testes vai ficando mais natural.

Nossa dica é focar primeiro em conseguiu um upgrade da linha do Daedalus. Esse é o que tem um ícone de um martelo e que não abre diálogo com nenhum deus. Essa linha garante melhorias de acordo com a arma do Zagreu e das boas. Sempre que ver esse ícone em um porta, corra para ele.

Converse com todos

Hades Eurydice - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Hades
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Como dissemos ainda na introdução deste guia, a Supergiant Games tem pedigree no que diz respeita a narrativa. Boa parte do diferencial do jogo está na interação com os outros NPCs. A forma como Aquiles age como um irmão mais velho, a Nyx como uma espécie de madrasta preocupada e até a cômica paixonite platônica da medusa pelo Zagreu.

Tudo isso é vivenciado sempre que você volta de uma incursão e cada vez que você avança mais, novas revelações são feitas sobre Zagreu e o passado no palácio. Converse com todos para uma experiência completa no jogo.

Existe um modo fácil

Hades configurações - Daniel Esdras/GamneHall - Daniel Esdras/GamneHall
Hades
Imagem: Daniel Esdras/GamneHall

Uma coisa que pode passar desapercebida é que existe um modo fácil. No menu de opções do jogo, você pode habilitar o God Mode, que deixa o Zagreu mais forte e vai diminuir o seu número de mortes. Se o seu foco for apenas na história e as mortes constantes estiverem te atrapalhando, não se sinta envergonhado de testar o modo deus para avançar mais tranquilamente pelas alas do inferno.

Dicas Finais

Se o foco for chegar mais longe, guarde as moedas que você ganhar para o final. Lembre-se que elas não acumulam para uma nova incursão, gaste antes de morrer.

Inimigos com barra de vida amarela tem armadura. Com ela eles não são desequilibrados após um ataque.

Itens que você ganha de chefes servem para melhorar armas e o palácio, segure-os até que essa possibilidade seja liberada.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL