Topo

OPINIÃO

A fã que virou heroína: Kamala é a melhor personagem do jogo dos Vingadores

Kamala ainda não participou de nenhum filme, mas tem carisma para roubar a cena no game - Divulgação/Square Enix
Kamala ainda não participou de nenhum filme, mas tem carisma para roubar a cena no game Imagem: Divulgação/Square Enix

Thaime Lopes

Colaboração para o START

23/10/2020 04h00

Quando o novo jogo dos Vingadores foi anunciado, ninguém esperava que um dos (poucos) pontos altos do jogo fosse uma personagem desconhecida do grande público.

Mas foi isso o que aconteceu com Kamala Khan, também conhecida como Ms. Marvel. A jovem heroína é a verdadeira protagonista do jogo e vamos explicar aqui por que ela é a melhor personagem em Marvel's Avengers.

Nova geração de heróis

Kamala Khan personagem HQ - Divulgação/Marvel - Divulgação/Marvel
Kamala Khan faz parte de uma nova leva de super-heróis da Marvel
Imagem: Divulgação/Marvel

Introduzida nas comics em 2013, a descendente paquistanesa e muçulmana faz parte da nova leva de super-heróis de "legado" e que abraçam mais a diversidade, assim como Miles Morales, o novo Homem-Aranha.

Nas HQs, a Capitã Marvel é bem importante nas histórias de Kamala, por isso o nome de heroína dela é Ms. Marvel, por exemplo.

Em Marvel's Avengers, a personagem não aparece (pelo menos não ainda), mas esse traço em Kamala foi mantido por ser uma característica tão forte.

Gente como a gente

kamala Khan criança jogo Vingadores - Divulgação/Square Enix - Divulgação/Square Enix
Artes conceituais para Kamala Khan criança em Marvel's Avengers
Imagem: Divulgação/Square Enix

Uma das primeiras coisas que se descobre sobre Kamala ao jogar Avengers é que ela é muito fã dos Vingadores. Isso antes mesmo de ganhar seus poderes.

No prólogo do jogo, a controlamos em uma convenção dos heróis após participar de uma competição de fanfics.

Logo nas primeiras interações que ela tem com Capitão América, Thor e Viúva Negra, percebemos que Kamala é a representação perfeita de qualquer fã dos Vingadores - sejam os que curtem as comics ou o Universo Cinematográfico da Marvel (MCU).

Kamala Khan conveção Vingadores game - Reprodução/Bruno Izidro - Reprodução/Bruno Izidro
Kamala durante a convenção dos Vingadores no início do game
Imagem: Reprodução/Bruno Izidro

Do choque de felicidade ao encontrar os heróis, às histórias mirabolantes que criou em suas fanfics, Kamala é a combinação de todos os fãs que idolatram, amam e colocam suas inspirações super-heróicas acima de qualquer coisa.

Em menos de 15 minutos, você é transportado para o mundo onde os Vingadores existem, e tudo graças à empolgação dela.

A introdução do game serve para deixar algo claro de primeira: Kamala é a personagem principal do game porque ela representa todos nós. E funciona.

Todo esse início de jogo com Kamala prepara o terreno para as muitas demonstrações de amor e admiração que veremos ao longo da história durante suas interações com os Vingadores. E é aí que mora o carisma dela.

Assumindo o papel de Ms. Marvel

Toda a trajetória de Kamala ao longo do jogo mostra seu amadurecimento como pessoa, mas principalmente como heroína. De uma adolescente com pouco conhecimento sobre seus poderes à uma grande força, ela passa por diversos estágios de se transformar em uma super-heroína de verdade.

Ms. Marvel game Vingadores - Divulgação - Divulgação
Kamala já como Ms. Marvel
Imagem: Divulgação

Se sua personalidade carismática e determinada é responsável por reunir os Vingadores ao longo do jogo, eles, por sua vez, conseguem retribuir ao confiarem na adolescente e dando espaço para que ela se descubra como uma personagem poderosa.

Mesmo compartilhando a tela com grandes nomes da Marvel, incluindo o superego de Tony Stark, Kamala nunca deixa de brilhar.

Ela serve como contrabalanço para as ações cinematográficas que os Vingadores insistem em executar, trazendo um tom de humanidade que nem sempre vemos nos heróis.

Habilidades Kamala esboço game Vingadores - Divulgação/Square Enix - Divulgação/Square Enix
Esboços das habilidades de Kamala feitos pelos desenvolvedores para o game
Imagem: Divulgação/Square Enix

Kamala também é extremamente poderosa. Suas habilidades incluem virar uma gigante, flexionar seus membros para que atinjam distâncias bizarras e transformar suas mãos em verdadeiras máquinas gigantes de soco.

E, ainda assim, segundos depois de uma batalha, ela consegue fazer uma piada de adolescente e trazer leveza de volta à história.

É assim, com esse jeitinho, que ela vai conquistando os heróis um por um, até mesmo no seu primeiro encontro super desastroso com Hulk.

No fim das contas, e eu não vou contar exatamente como isso acontece, vemos Kamala crescer de adolescente à Ms. Marvel, a personalidade de super-heroína que ela assume nos quadrinhos.

Kamala nos deixa sonhar que somos nós ali, lado a lado com alguns dos heróis mais poderosos do Universo. E permitir que a gente se sinta tão especial como ela é um poder que nenhum outro personagem do jogo possui.

Vinagdores game - Reprodução/Bruno Izidro - Reprodução/Bruno Izidro
Kamala como parte dos Vingadores
Imagem: Reprodução/Bruno Izidro

Ela não poderia ter uma introdução melhor para um novo público do que em Marvel's Avengers, ainda mais agora que provavelmente irá ficar mais conhecida, com uma série para o serviço de streaming Disney+ a caminho.

Kamala Khan tem tudo para ser a nova heroína preferida de muita gente. Em Marvel's Avengers, ela com certeza já é.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL