Topo

OPINIÃO

Nos anos 1990, Super Mario All-Stars mostrou como relançar games do Mario

Reprodução
Imagem: Reprodução

André "Avcf" Franco

Do GameHall

09/09/2020 04h00

A recente polêmica com o anúncio de Super Mario 3D All-Stars, pacote que vai reunir jogos clássico na era 3D de Mario, nos fez lembrar da coletânea anterior do personagem. Lançado em 1993 para Super Nintendo, Super Mario All-Stars chamou a atenção.

Por quê? Porque reedições e compilações eram incomuns naquela época e a Nintendo uniu esses dois conceitos em um pacote que reuniria todos os games da franquia Super Mario Bros. lançados para o Nintendo 8-bits.

Os níveis perdidos de Mario

Uma dos grandes atrativos de Super Mario All-Stars era Super Mario Bros: The Lost Levels, que era o verdadeiro Mario Bros. 2 só lançado no Japão até então.

Havia na época uma curiosa crença entre desenvolvedores japoneses que os jogadores ocidentais (sobretudo os americanos) não lidavam bem com alta dificuldade que muitos games japoneses costumavam ter, e por esse motivo a Nintendo preferiu não lançar Super Mario Bros.2 nos Estados Unidos.

Como o sucesso avassalador do primeiro Super Mario "exigia" o lançamento sequência, a Nintendo preencheu esse vazio com uma versão editada de Yume Koujou Doki Doki Panic, rebatizado por sua vez em território americano como Super Mario Bros.2:

Com o propósito de promover um evento da Fuji Television, a versão original de Doki Doki Panic para o Famicom continha personagens e uma trama à la "mil e uma noites", mas também um sistema de jogo que não apenas era herdado do primeiro Super Mario Bros, como o expandia.

Então, bastou trocar o tema, as sprites dos personagens e voilà: nascia o Super Mario Bros.2 "americano". Curiosamente, a Nintendo relançou essa versão alternativa de Super Mario Bros.2 no Japão exatamente como Super Mario Bros.2 USA

Um clássico melhorado

O maior destaque do cartucho foi a edição melhorada de Super Mario Bros.3, que já era um clássico em sua versão original, lançada em 1990, para o NES.

Super Mario Bros 3 Mario All-Stars - Reprodução/YouTube - Reprodução/YouTube
Imagem: Reprodução/YouTube

Os recursos gráficos extras do SNES tornaram os cenários e planos de fundo bem mais "vivos" e detalhados, ao mesmo tempo que a trilha ganhou camadas sonoras, melhores samples de instrumentos e efeitos extras.

Tudo isso mantendo intacto o brilhante sistema de jogo do original, uma das principais razões do Super Mario Bros.3 ser um jogo reverenciado ainda hoje.

Bom filho à casa torna

Super Mario Advance - Reprodução - Reprodução
Super Mario Bros Advance
Imagem: Reprodução

Um ano depois do lançamento de SM All Stars, a Nintendo lançou uma versão incrementada chamada "Super Mario All Stars + Super Mario World", que como o nome indica, adiciona a primeira aventura original 16-bits do encanador bigodudo no cartucho, que inclusive fez parte do pacote de algumas edições do Super Nintendo a partir de 1995.

Seis anos depois, com lançamento do Game Boy Advance em 2001, a Nintendo lançou versões individuais dos games Super Mario Bros. 2 e 3 presentes em All-Stars, rebatizando-os como Super Mario Bros.Advance e Super Mario Bros. Advance 4: Super Mario Bros. 3 respectivamente.

Ambos ganharam pequenas melhorias em relação às versões presentes no SNES, como clipes de voz do dublador Charles Martinet, e no caso de Super Mario Bros. Advance 4, acesso às fases extras via acessório E-Reader.

Em 2010, por conta do vigésimo quinto aniversário de lançamento de Super Mario Bros, a Nintendo relançou Super Mario All-Stars para o Nintendo Wii em uma edição especial, que continha um CD com a trilha sonora dos jogos da franquia, além de um livreto com esboços dos jogos, ilustrações e fotos de bastidores.

Super Mario All-Stars - videogamesblogger.com - videogamesblogger.com
Super Mario All-Stars Limited Edition
Imagem: videogamesblogger.com

O sucesso dessa edição foi tamanho, que a Nintendo foi obrigada a imprimir uma segunda tiragem dela, concebida originalmente apenas como um produto comemorativo de edição limitada.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL