Topo

Antes e depois da fama: as participações de Iron Man nos games

De LEGO Marvel Super Heroes a Marvel Ultimate Alliance: relembre as aparições de Tony Stark nos games - Reprodução/Twitter
De LEGO Marvel Super Heroes a Marvel Ultimate Alliance: relembre as aparições de Tony Stark nos games Imagem: Reprodução/Twitter

Makson Lima

Colaboração para o START

09/08/2020 04h00

Estamos há alguns meses do lançamento de Marvel's Avengers e, por mais que o Tony Stark daquele jogo em específico ainda gere estranheza nos fãs da versão cinematográfica do personagem, é sempre bom olhar o passado em retrospecto. Afinal, recordar é viver.

Pode até parecer difícil de imaginar para quem cresceu envolto em produções multimilionárias envolvendo Iron Man e todos os seus colegas de profissão, mas nem sempre foi todo esse sucesso. A Marvel já passou por maus bocados no passado e encontrou nos videogames um refúgio para popularizar seus heróis e levá-los a novas audiências. Faz todo sentido do mundo pensar que quem joga videogame, também lê histórias em quadrinhos, certo?

Com a chegada do surpreendentemente bom Marvel's Iron Man VR, selecionamos algumas outras participações marcantes do filantropo abastado nos videogames. E uma surpresinha bizarra no final também, claro.

MARVEL SUPER HEROES

A Capcom foi uma das grandes responsáveis por elevar a popularidade de vários heróis da Marvel a novos patamares nos anos 1990 e além. Dos X-Men até diversos dos Vingadores, Homem-Aranha e outros tantos obscuros, tipo Spiral e She-Hulk. Depois do sucesso de X-Men: Children of the Atom, o todo poderoso Iron Man e sua Mark III deram as caras no elenco espetacular de Marvel Super Heroes, incluindo o uso das joias do infinito no calor do combate e Thanos como chefão.

A participação de Iron Man nos jogos de luta da Capcom se estendeu por décadas, até o último deles (até o momento), em Marvel vs Capcom Infinite.

CAPTAIN AMERICA AND THE AVENGERS

Captain America and The Avengers 1 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O primeiro contato de muita criança com super-heróis em videogame talvez tenha sido através desta pérola dos fliperamas, devidamente levado a consoles caseiros posteriormente, como era hábito. A Data East, responsável pelo jogo, já tinha em sua alçada outros tantos jogos de heróis, como o excelente Batman de Nintendinho, mas a porradaria chegou ao nível de excelência quando Iron Man se juntou ao Capitão América, Visão e Gavião Arqueiro para descer o sarrafo em diversos vilões, incluindo o Caveira Vermelha.

Época boa aquele que o grito "The Aveeeeeengers" ecoava por entre as máquinas de Street Fighter II e Samurai Shodown…

MARVEL SUPER HEROES IN WAR OF THE GEMS

Marvel Super Heroes 1 - Reprodução/CapcomUnity - Reprodução/CapcomUnity
Imagem: Reprodução/CapcomUnity

Lá vem a Capcom outra vez: deixando de lado o sucesso dos fliperamas e seus excepcionais jogos de luta, foi a vez de colocar os heróis para unirem seus poderes para recuperarem as joias do infinito mundo afora.

Meio plataforma, meio Final Fight, com toques de não-linearidade, War of the Gems reuniu um elenco de respeito, com Iron Man, Capitão América, Hulk, Homem-Aranha e Wolverine. Exclusivo de Super Nintendo, figura entre os preferidos do console de muito fã de super-herói.

MARVEL: ULTIMATE ALLIANCE

Marvel: Ultimate Alliance - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter

Seguindo o sucesso de X-Men Legends, Marvel Ultimate Alliance nos fez o grande favor de contar uma ótima história (Doutor Doom como vilão sempre dá nisso) e reunir muitos heróis para nos refastelarmos na empreitada, incluindo, claro, Iron Man.

O elenco reuniu mais de 100 heróis, com vários deles acessados por vias (nefastas) de conteúdo pago. Numa verdadeira epopeia emoldurada em Diablo, a popularidade resultou em duas continuações, com a parte 3 chegando recentemente ao Switch.

LEGO MARVEL SUPER HEROES

Lego Marvel Super Heroes - Divulgação/Eyeni - Divulgação/Eyeni
Imagem: Divulgação/Eyeni

Foi inevitável: o sucesso cada vez maior dos filmes da Marvel nos cinemas, resultou em diversos produtos Lego, incluindo, claro, videogames. Sempre consistente na qualidade, irreverência e gameplay acessível, esses jogos servem como porta de entrada para muita criança ao maravilhoso universo dos videogames.

E na companhia de Tony Stark e suas piadinhas pontuais, melhor ainda. Também funcionam como uma forma de esquecer aqueles desastrosos Iron Man da Sega, subprodutos que acompanhavam o lançamento dos filmes nos cinemas.

PARTICIPAÇÃO BÔNUS: TONY HAWK UNDERGROUND

Iron Man Tony Hawk - Divulgação/Fanshare - Divulgação/Fanshare
Imagem: Divulgação/Fanshare

Depois de Homem-Aranha e Wolverine darem as caras em outros jogos da série Tony Hawk, foi a vez do Homem de Ferro mostrar suas habilidades no skate em Tony Hawk Underground. Xarás participam do jogo um do outro. Anthony Edward "Tony" Stark é facinho de habilitar: basta completar o começa da história do jogo. Agora, que tipo de material é capaz de resistir as manobras da Mark III, jamais saberemos.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol