PUBLICIDADE

Topo

Memes e clima de clássico: como foi Flamengo x Santos no League of Legends

Montagem coloca os jogadores de LoL do Flamengo no corpo dos boleiros rubro-negros - Reprodução/Flamengo
Montagem coloca os jogadores de LoL do Flamengo no corpo dos boleiros rubro-negros Imagem: Reprodução/Flamengo

Gabriel Oliveira

Colaboração para o START

28/06/2020 06h25

Flamengo e Santos entraram em campo, só que virtual, para se enfrentarem no Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL). O Rubro-Negro levou a melhor no clássico, no sábado (27), válido pela 4ª Semana da 2ª Etapa da competição em 2020. Foi a primeira vez que os dois clubes, tradicionais no futebol, se encararam nos eSports.

O Flamengo dominou a partida do início ao fim, pressionando os adversários e conquistando diversas eliminações, embora o Peixe tenha sido valente em tentar virar o jogo, mesmo na desvantagem. Foi uma vitória maiúscula em um confronto histórico.

O time tá unido

Santos LoL - Divulgação/Santos E-sports - Divulgação/Santos E-sports
Time de LoL do Santos vem com boa campanha no CBLoL
Imagem: Divulgação/Santos E-sports

O Santos começou a rodada do CBLoL dividindo a liderança com a paiN Gaming, com cinco vitórias e uma derrota. Já o Flamengo aparecia logo atrás, ao lado da INTZ —ambos com três triunfos e três reveses. Em razão da pandemia de Covid-19,os jogos estão sendo realizados pela internet.

O Peixe entrou para os eSports em agosto de 2015 e disputou campeonatos das 2ª e 3ª divisões. É a primeira vez que a equipe está na competição de elite do LoL brasileiro, depois de ter sido campeã do Circuito Desafiante, o torneio de acesso, na 1ª Etapa de 2020.

Já o Rubro-Negro começou no LoL na 1ª Etapa de 2018, também pela 2ª divisão, e logo conquistou a classificação para a elite. Desde então, o Flamengo chegou às finais das quatro edições de CBLoL que disputou, tendo sido campeão na 2ª Etapa de 2019.

Clima de clássico

Torcida FLA - Divulgaçãp/Riot Games - Divulgaçãp/Riot Games
Torcida flamenguista recebe o ônibus do time na final do CBLoL 2019, no Rio
Imagem: Divulgaçãp/Riot Games

O primeiro encontro entre os clubes no CBLoL criou, é claro, muita expectativa e elevou a repercussão da modalidade. O clima de clássico envolveu as equipes, as torcidas e a comunidade.

O técnico do Flamengo, Thiago "Djokovic" Maia, enalteceu a importância do duelo para os eSports.

"É muito positivo para o nosso cenário como um todo, primeiro pela identificação de marcas reconhecidamente presentes no ideário da maior parte da população e segundo porque, dentro do League of Legends, os dois projetos estão cada vez mais dando frutos", disse o treinador, em entrevista coletiva à imprensa.

Djoko - Divulgação/Riot Games - Divulgação/Riot Games
Thiago "Djokovic" Maia, que já foi jogador de LoL, é o atual técnico do Flamengo
Imagem: Divulgação/Riot Games

Ele ressaltou que a pressão do clássico era mais restrita à administração do clube do que exercida sobre os cyber-atletas. O time, conforme o técnico, estava focado em vencer pelo fato de o adversário estar nas primeiras colocações.

"Como eu não sei muito da história dos dois clubes [no futebol], não senti muito [clima especial]. O Santos é um time muito forte e com quem disputamos o topo da tabela. Ganhar deles e da paiN, posso botar neste mesmo conceito, mostra nossa força e nosso valor", declarou Bruno "Goku" Miyaguchi, pro-player do Flamengo. O time enfrentaria a paiN neste domingo (28).

Ranger FLA - Divulgação/Riot Games - Divulgação/Riot Games
Ranger e Goku, do Flamengo, disputam rodada do CBLoL em estúdio, antes da pandemia de Covid-19
Imagem: Divulgação/Riot Games

Pelo lado do Santos, o treinador assistente da equipe, Leone Patron, classificou o confronto como um marco nos eSports.

"Teve um ar diferente, porque estávamos envolvidos em uma atmosfera em que você é relembrado e vinculado ao futebol. Isso não mudou a preparação que tivemos, mas eu considero um jogo muito importante. É um marco para os eSports ter dois grandes clubes de futebol se enfrentando", comentou Patron.

Ele ponderou, contudo, que o revés não é prejudicial ao clima do Santos. No futebol, derrotas para rivais históricos são muito mais sentidas e, não raramente, levam a demissões de treinadores. "É uma derrota, entre aspas, como qualquer outra", defendeu o assistente técnico.

Com os resultados, o Santos caiu para a 2ª posição, deixando a liderança para a paiN. Já o Flamengo permanece colado com a INTZ nas 3/4ª colocações.

Esquenta

O esquenta para o duelo de sábado teve início nos dias anteriores, com o perfil do Santos e-Sports no Twitter exaltando o clássico dos gramados.

Depois, os sul-coreanos Park "JackPoT" Jin-soo e Kim "Rainbow" Soo-gi apareceram no meio da Torcida Jovem, do Santos, na arquibancada do estádio Vila Belmiro.

O perfil do Flamengo Esports publicou, na chamada para o confronto, que seria o primeiro encontro dos dois times nos eSports, mas que a história dos clubes é cheia de "grandes momentos".

O Flamengo Esports também lembrou da histórica partida no futebol em que o Rubro-Negro derrotou o Peixe na Vila Belmiro, em 2011, por 5 a 4. Ronaldinho Gaúcho e Neymar Jr. estavam em campo.

Mas agora a partida seria em Summoner's Rift, o campo do LoL:

E não demorou para as provocações começarem?

Caiu na Vila, o Peixe fuzila

O torcedor santista lançou a carta anti-zica:

Mas não deu muito certo: o Flamengo dominou o jogo desde o início.

O Santos até tentou partir pra cima para conseguir eliminações e, com isso, recursos e espaço no mapa. Mas o Rubro-Negro já estava muito forte.

Mesmo em desvantagem, o Santos não se entregou e continuou comprando lutas.

O Rubro-Negro demorou um pouco mais do que se esperava, mas levou a vitória.

O Urubu jantou Peixe

Como não poderia deixar de acontecer, a vitória teve repercussão nas redes sociais. Escolhido o melhor jogador da partida, Felipe "Bankai" Boal provocou os adversários:

O Santos e-Sports equiparou a derrota de sábado ao jogo do 4 a 5 no futebol em 2011:

Os memes brotaram aos montes:

E vai ter mais!

Santos e Flamengo irão se enfrentar em mais duas partidas na fase de classificação do CBLoL. O campeonato, com oito equipes participantes, tem dez semanas de confrontos melhor de 1 (md1). As quatro primeiras colocadas avançam para as semifinais. A premiação total é de R$ 200 mil.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol