PUBLICIDADE

Topo

Rob Pardo: o diretor que deixou sua marca nos games da Blizzard

Rob Pardo - Divulgação/GDC
Rob Pardo Imagem: Divulgação/GDC

Dayane Cris

Colaboração para o GameHall

26/06/2020 15h00

Há 50 anos nasceu Rob Pardo, Diretor criativo que deixou sua marca na Blizzard Entertainment. Rob entrou na Blizzard em 1997 e possui créditos em vários jogos como Lead Designer em World of Warcraft nas expansões de The Burning Crusade, em Warcraft III: The Frozen Throne e Reign of Chaos, Starcraft: Brood War e também participou como Diretor Executivo do desenvolvimento de Diablo III e Hearthstone.

Pela sua atuação impecável na indústria de jogos e por ter participado da ascensão do gênero MMO que trouxe tanto sucesso para World of Warcraft, Rob Pardo foi reconhecido pela Time Magazine como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo.

Rob Pardo - Reprodução/TechSpot - Reprodução/TechSpot
Imagem: Reprodução/TechSpot

Infelizmente para os fãs da Blizzard, em 3 de julho de 2014 Rob deixou a empresa para buscar novos desafios e passou a se dedicar à criação do seu próprio projeto, que foi fundado em 2016 sob o nome Bonfire Studios. Rob é cofundador da Bonfire Studios ao lado de Nick Carpenter.

A saída de Rob Pardo da Blizzard comoveu os fãs, principalmente de World of Warcraft, já que seu nome está vinculado a criação dos maiores sucessos da franquia.

"Excelência é uma jornada, não um destino."

World of Warcraft: The Burning Crusade

World of Warcraft The Burning Crusade - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

World of Warcraft: The Burning Crusade foi lançada em 16 de janeiro de 2007 e vendeu cerca de 2,4 milhões de cópias no primeiro dia de lançamento e mais 3,53 milhões de cópias no primeiro mês e com isso se tornou o jogo de PC mais vendido na época. A expansão chegou com a novidade das novas raças Draenei para aliança e Elfos Sangrentos para a horda e o novo mundo para explorar do outro lado do Portal Negro: Terralém, em que a Cruzada Ardente e a caçada das forças do mal começa.

Rob Pardo participou como Lead Designer da expansão "The Burning Crusade" ao lado de Tom Chilton e Jeffrey Kaplan.

Warcraft III: Reign of Chaos e The Frozen Throne

Warcraft III - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Warcraft III: Reign of Chaos foi desenvolvido e lançado pela Blizzard Entertainment em 2002 e foi expandido para Warcraft III: The Frozen Throne em 2003 que incluiu um novo herói por raça, quatro campanhas, duas novas unidades por raça, cinco novos heróis neutros e várias facilidades de upgrades; e era preciso o jogador possuir uma cópia de Reign of Chaos para jogar The Frozen Throne.

Rob Pardo participou com Lead Designer em Warcraft III: Reign of Chaos e The Frozen Throne.

Starcraft: Brood War

Foi uma expansão do jogo StarCraft criado pela Blizzard que incluiu unidades novas para as três civilizações (Terrans, Protoss e Zergs), além de missões inéditas no modo "Single Player" e novos mapas para o modo "Multi-Player". Foi uma expansão aclamada pela mídia que elogiou muito a história e seu desenvolvimento. No final de maio de 2007, StarCraft e sua expansão Brood War já haviam vendido mais de 10 milhões de cópias, tornando-se popular entre os jogadores profissionais no mundo todo, mas foi na Coreia do Sul que o jogo se tornou uma febre, onde grandes campeonatos e patrocínios gigantescos aconteciam, tudo sendo televisionado ao vivo.

Rob Pardo também participou como Lead Designer em StarCraft: Brood War.

Diablo III

Diablo 3 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

É um RPG de ação desenvolvido pela Blizzard Entertainment anunciado em 28 de junho de 2008, mas que só foi lançado oficialmente em 15 de maio de 2012. A história prossegue os fatos relatados em seu predecessor, Diablo II, que superou as expectativas do gênero. A história se passa após 20 anos dos acontecimentos que marcaram o fim de Diablo II, quando os guerreiros finalmente derrotaram o mal e um cometa cai na terra exatamente no mesmo lugar em que Diablo foi confinado. Mais uma vez os guerreiros são convocados para defender a humanidade de um novo inimigo. O jogo possui o mesmo estilo de Diablo II, com visão isométrica, porém, com novos recursos e tecnologias que reproduzem o mundo totalmente em 3D e com mais interação, como a possibilidade de destruir cenários.

Diablo III quebrou o recorde de jogo com o maior número de vendas em seu primeiro dia (3,5 milhões de cópias vendidas no primeiro dia de lançamento). Uma semana depois já havia vendido mais de 6 milhões de cópias ao redor do mundo.

Rob Pardo atuou como Diretor Executivo, Diretor de criação e como Suporte no Strike Team em Diablo III.

Hearthstone: Heroes of Warcraft

Hearthstone - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Anunciado na feira de jogos eletrônicos Pax East em 22 de março de 2013, Hearthstone, um jogo gratuito de cartas estratégico online desenvolvido e publicado pela Blizzard Entertainment, foi oficialmente lançado no dia 11 de março de 2014 para Windows e Mac OS X e em 15 de dezembro do mesmo ano chegou aos tablets Android e em abril de 2015 chegou aos smartphones. O jogo foi aclamado universalmente com notas positivas e conquistou milhões de jogadores ao redor do mundo. Em 2018 a empresa divulgou um relatório que constava que o jogo de cartas possuía 100 milhões de contas ativas.

Hearthstone foi premiado diversas vezes nas categorias de melhor cardgame e melhor jogo para dispositivos móveis.

Rob Pardo trabalhou como produtor executivo de Hearthstone durante o seu lançamento.

Outras produções de Rob Pardo

  • Mortal Kombat Trilogy (1997)
  • Golden Nugget (1996)
  • Tempeste 2000 (1996)
  • Tempest x3 (1996)
  • Whiplash (1995)
  • Wolfenstein ED (1995)

Sem dúvidas Rob Pardo contribuiu para o sucesso dos jogos da Blizzard desde sua entrada na empresa em 1997. Depois do sucesso mundial de StarCraft, Rob foi nomeado Diretor de Criação e participou da supervisão de vários outros sucessos da Blizzard (WarCraft, World of Warcraft e Diablo). Todos as franquias em que Rob Pardo participou como Diretor ou Lead Designer receberam altas notas de jogadores e de veículos que cobriam a indústria de jogos, tornando assim uma das pessoas mais influentes e notáveis do ramo.

Para Rob Pardo, uma das coisas mais gratificantes da sua carreira é saber que tocou milhões de pessoas ao redor do mundo e ouvir as inúmeras histórias que ajudou a construir, em que amigos e familiares ficaram cada vez mais próximos por causa da experiência compartilhada nas incontáveis horas dedicadas aos jogos em que trabalhou.

Ao sair da Blizzard, Rob participou de conferências em que descreveu os caminhos da sua carreira e os aprendizados que teve ao longo dos 17 anos em que trabalhou na empresa. Rob comentou que um dos maiores desafios no desenvolvimento de um jogo de sucesso como World of Warcraft era desenvolvê-lo de forma que as pessoas se envolvessem com o jogo por horas, dias e se dedicassem até mesmo nos finais de semana por muitos e muitos anos e que isso não é uma oportunidade que acontece com muitas empresas desenvolvedoras de jogos, é um desafio enorme.

"World of Warcraft é mais do que um jogo, é uma ponte que liga continentes, nacionalidades e idiomas em um só lugar. Uma conexão entre amigos e familiares em um nível totalmente novo".

Movido ao amor pelo design de jogos, Rob agora faz parte da Bonfire Studios e procura aprofundar e enriquecer mais amizades através dos jogos que ajuda a desenvolver. A empresa ainda está no início da jornada e possui como principal missão construir experiências lendárias que possam aproximar e unir os jogadores em um senso de aventura, exploração e amizade. A visão da Bonfire é reunir os mais talentosas desenvolvedores do mundo em pequenas equipes para que possam aprender uns com os outros e juntos causarem impacto.

Rob Pardo Bonfire Studios - Divulgação/Bonfire Studios - Divulgação/Bonfire Studios
Imagem: Divulgação/Bonfire Studios

A Bonfire já conta com desenvolvedores famosos além de Rob Pardo, como Artem Volchik (Halo, Blizzard e Riot), Cliff Schonewill (God of War), Dave Adams (Blizzard) e muitos outros nomes.

Vamos aguardar os próximos sucessos com a participação de Rob Pardo e desejar que venham muitos anos recheados de sucesso, dedicação e amor pelos jogos.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol