Topo

De "tiro no escuro" a sucesso mundial: 11 anos do FIFA Ultimate Team

Rivaldo e Gerrard estão entre os Ícones, uma das novidades mais recentes na história do FIFA Ultimate Team - Divulgação
Rivaldo e Gerrard estão entre os Ícones, uma das novidades mais recentes na história do FIFA Ultimate Team Imagem: Divulgação

Tiago Alcantara

Colaboração para o START

12/04/2020 04h00

Quando foi lançado, lá em FIFA 09, o modo FIFA Ultimate Team tinha a proposta de dar um passo além no realismo dos simuladores de futebol. Além de oferecer uma experiência mais próxima dos gramados reais em termos de engine e jogabilidade, a EA apostou que acompanhar o desempenho dos atletas fora dos campos e trazer esses dados para as fichas dos jogadores no game poderia manter seus fãs engajados por mais tempo.

Pode até ter sido um chute, mas a verdade é que a desenvolvedora acertou na veia com o modo de jogo que completou 11 anos em março de 2020.

A cada semana, o game avalia o desempenho dos jogadores e lança atualizações para premiar aqueles que tiveram papel decisivo em seus times. Em pouco tempo, essa mecânica se tornou parte crucial do simulador de futebol. Hoje em dia, é impossível não pensar nos cards com nota dos jogadores ao falar de FIFA. Mas, nem sempre o modo FUT fez esse sucesso todo. Listamos algumas das características mais marcantes e algumas curiosidades sobre o estilo de jogo que mais engaja os fifeiros pelo mundo.

No início era um DLC

A primeira versão de FUT saiu para o FIFA 09 e era um conteúdo disponível para compra e download. A DLC só se tornou um modo completo e parte do pacote do game a partir de FIFA 11 —quando passou a ficar mais popular entre os jogadores. Na época do lançamento, a EA usou jogadores como Wayne Rooney, Ronaldinho Gaúcho e Peter Cech para anunciar o pacote extra. De lá para cá, o modo de jogo só cresceu e se tornou uma das fortalezas do simulador de futebol.

As primeiras temporadas

Ultimate Team não foi um sucesso de cara. Nas primeiras temporadas, a empresa testou um sistema de troca de cartas, por exemplo. Bastava encontrar um amigo e enviar esse ou aquele jogador para ele. Outro tiro meio sem rumo foi um sistema de moral, no qual você deveria manter o atleta em campo e fazer com que ele jogasse bem. No começo, até mesmo os treinadores tinham uma nota e influenciavam fortemente no desempenho dos times por conta delas. Com o tempo, o game foi refinando os atributos que vão em cada uma das cartas, divididas por ordem de força: bronze, prata e ouro. Além de grau de raridade.

FIFA 13 - Divulgação - Divulgação
Benzema, Hart, Messi, Kuba e Marchisio no FUT de FIFA 13
Imagem: Divulgação

Álbum de figurinhas virtual

Um dos aspectos mais divertidos e interessantes de FIFA Ultimate Team é que os jogadores são distribuídos em pacotes, assim como as figurinhas do álbum da Copa do Mundo, por exemplo. Esse misto de colecionismo e acaso ajuda a dar para o game uma cara nostálgica e ao mesmo tempo um componente de sorte. A desenvolvedora, que não é boba nem nada, aproveitou essa característica para lançar cards especiais de jogadores em determinadas ocasiões. E, claro, sempre tem alguma novidade para movimentar a comunidade, seja para comentar uma nota muito alta ou para cobiçar um card para lá de especial.

Nem sempre dá certo

Manter uma comunidade grande de jogadores engajada não é uma tarefa fácil. Por isso, a EA tem um baita desafio nas mãos: manter o grau de realismo do game ao mesmo tempo que agrada seus fãs. Isso significa que atletas mais populares têm uma tendência maior a serem mais "bem tratados" pelo game e receberem atualizações mais generosas. Por outro lado, historicamente, a ideia de criar cards especiais para feitos curiosos já gerou uma série de aberrações, como um card do Felipe Melo goleiro. Dá para acreditar?

O camisa 10 de FIFA

Todo fã de videogame sabe que a disputa entre EA e Konami pelo título de melhor simulador de futebol é antiga. Um dos trunfos que a desenvolvedora sempre teve foi o modo Master League, no qual o jogador treinava um clube durante várias temporadas, passando por cada um dos desafios de montagem de um time. Até que o modo FUT engrenou. Curiosamente, foi na mesma época que FIFA passou a levar a melhor sobre PES. Coincidência? A gente acha que não. Completando mais de uma década, o modo não dá a menor impressão de perder popularidade entre os fãs. Será que FIFA encontrou o camisa 10 perfeito?

Fama com os boleiros

Com o sucesso desse modo de jogo, veio também a popularidade entre os atletas. A cada novo lançamento, a EA faz questão de manter um suspense sobre qual será o card mais poderoso do game. Mas, nem todo jogador fica satisfeito com a avaliação do banco de dados da desenvolvedora. Alguns dão aquela choradinha nas redes sociais para receberem uma "moral" na pontuação de seus representantes no jogo.


Nova temporada, novo time

Uma característica bastante marcante do modo FUT é que você não pode carregar o seu time de uma temporada para outra. Ou melhor, de uma edição para outra do simulador de futebol. Ou seja, quem jogou FUT em FIFA 19 teve que começar seu time do zero em FIFA 20. Isso acontece tanto por decisão de negócios da EA quanto para manter o game equilibrado e divertido para jogadores novos e antigos.

FIFA 19 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

FUT em quarentena

Um fato bastante inusitado para quem acompanha o modo FUT é que os desenvolvedores tiveram que lidar com os reflexos da pandemia do Covid-19 no futebol mundial. Com um modo inteiro baseado no desempenho dos jogadores nos gramados reais, a EA resolveu observar cards antigos dos atletas e lançar atualizações com base nesse desempenho, fazendo também uma pausa nos seus times da semana. Saiba mais sobre como a paralização do futebol mundial afetou esse modo de jogo.

Tem alguma lembrança específica ou recurso favorito de FIFA Ultimate Team? Manda para gente nos comentários e nas redes sociais!

FUT - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol