Topo

BGS 2019


"É importante pensar com a cabeça do gamer", diz criador da BGS

Marcelo Tavares é colecionador de videogames e criador da Brasil Game Show - Divulgação/BGS
Marcelo Tavares é colecionador de videogames e criador da Brasil Game Show Imagem: Divulgação/BGS

Renato Bueno

Do START, em São Paulo

04/10/2019 12h10

Às vésperas do início da Brasil Game Show 2019 (BGS), Marcelo Tavares está fazendo contas. O criador da feira de games chega à 12ª edição destacando o crescimento e as melhorias: são mais de 400 estandes e previsão de receber 325.000 pessoas em uma edição "20% melhor" que do ano anterior, que teve aprovação de cerca de 93% dos visitantes, segundo ele.

O mais importante, porém, é a identificação com os jogadores. "É importante pensar com a cabeça do gamer", explica em entrevista ao START. "É um público exigente e super participativo. Ele gosta de ser respeitado, quer jogar e conhecer os produtores".

Ruda Albuquerque/BGS
Imagem: Ruda Albuquerque/BGS

A BGS 2019 acontece no Expo Center Norte, em São Paulo, de 9 a 13 de outubro. Na lista de convidados especiais estão nomes recorrentes da programação, além de algumas estreias. Quem visitou a feira em outros anos vai reconhecer Ed Boon, cocriador de Mortal Kombat, Yoshinori Ono, produtor de Street Fighter, Shota Nakama, produtor musical, e Charles Martinet, o eterno dublador do Mario - que, segundo Marcelo Tavares, foi uma das atrações com maior índice de aprovação pelo público da BGS 2018.

É importante pensar com a cabeça do gamer. É um público exigente e super participativo. Ele gosta de ser respeitado, quer jogar e conhecer os produtores
Marcelo Tavares, criador da BGS

Já entre os nomes que vêm à BGS pela primeira vez estão John Romero, um dos criadores de "Doom" e "Quake", Hidetaka Miyazaki, diretor de "Dark Souls" e "Sekiro", além do trio de atores que dubla os protagonistas de "GTA V": Steven Ogg, Shawn e Ned Luke.

Charles Martinet, dublador do Mario, tem sido convidado fiel da BGS - Divulgação/BGS
Charles Martinet, dublador do Mario, tem sido convidado fiel da BGS
Imagem: Divulgação/BGS

Em um mercado que cresce em opções de eventos, com a Game XP, que aconteceu em julho no Rio, e a Comic Con Experience, Marcelo Tavares conta que a BGS quer manter o foco no público gamer, tentando manter uma identidade própria. "A BGS tem a vantagem do relacionamento a longo prazo com gigantes multinacionais", aponta Tavares. Segundo ele, houve "grande interesse" por parte da Nintendo em fazer parte da BGS 2019.

A casa do Mario vai levar para o evento o inédito "Luigi's Mansion 3" (Switch), com lançamento previsto para 31 de outubro, além de jogos já conhecidos como "Super Mario Maker 2", "The Legend of Zelda: Link's Awakening", "Super Smash Bros. Ultimate", "Mario Kart 8 Deluxe", "New Super Mario Bros. U Deluxe" e "Super Mario Party".

Além da Nintendo, outras presenças confirmadas são de Xbox e PlayStation, além de estandes de YouTube, "Fortnite" e "Free Fire". Tavares ressalta que as negociações com grandes nomes do mercado gamer não são fáceis, mas que "eles sabem da força e da paixão do jogador brasileiro".

Jogos independentes continuam com seu espaço na feira, e Marcelo Tavares comenta que a Avenida Indie vai ter um novo formato de estande, padronizado para melhorar a exposição dos jogos.

Divulgação/BGS
Imagem: Divulgação/BGS

Além de programações de eSports e gamejams, a BGS tem uma lista dos jogos que estarão disponíveis no evento, indo desde aventuras gigantescas como Moster Hunter: World - Iceborne até games ainda não lançados, como Nioh 2 e Death Stranding.

Divulgação/BGS
Imagem: Divulgação/BGS

Brasil Game Show 2019

Quando: 10 a 13 de outubro (dia 9 exclusivo para imprensa)
Onde: Expo Center Norte - Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme, São Paulo - SP
Ingressos: opções de pacotes disponíveis no site oficial

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

BGS 2019