Topo

PC


"World of Warcraft Classic": o que o game traz de "velho" para os fãs

Divulgação
Imagem: Divulgação

Rodrigo Flausino

Do GameHall

27/08/2019 12h00

Resumo da notícia

  • Essa é uma recriação da versão origonal do MMORPG lançado em 2004
  • Jogabilidade, habilidades e visual no mapa são os mesmo de antes das mudanças das expansões
  • Conteúdos serão lançados em seis etapas

Já disponível, "World of Warcraft Classic" é uma recriação fiel do "WoW" original lançado em 2004 pela Blizzard Entertainment. Mecânicas de combate, modelos de personagens originais e árvores de habilidades foram mantidos, junto com os principais sistemas de jogo.

Desde as raides com 40 pessoas até mapas com o design antigo antes das mudanças que vieram nas expansões seguintes, o MMO trará nostalgia para aqueles que jogaram o game em seus primeiros anos. Para os que estão chegando agora, é uma oportunidade de ver como era o game em sua forma original, só que agora rodando nos computadores modernos. Confira abaixo o que esperar da versão clássica.

Fidelidade nos mapas, classes e jogabilidade

Um dos elementos principais é na jogabilidade clássica, que será mantida. Munição para caçadores, árvore de talentos/habilidades e do jogador se deslocar para a porta de uma masmorra para acessar ela, sem as facilidades do MMO tradicional (como o localizador/dungeon finder, que foi adicionado nos anos seguintes).

Outros elementos que muitos jogadores se acostumaram no clássico também não estão presentes inicialmente. Por exemplo: quem se acostumou com a motoca para upar personagens extras (os "alts") irá estranhar ter de fazer as missões iniciais a pé, na tela não exibe quais os inimigos você tem derrotar nos mapas para cumprir missões e algumas classes podem causar estranheza. Caçador, por exemplo, usa inicialmente uma adaga e o arco, e você pode optar por atirar à distância com 1 ou 2 tiros, e continuar enfrentando um inimigo com golpes físicos.

Mas fique esperto: por ser munição finita, posteriormente você terá de comprar mais munição nos vendedores.

A produtora também quer que os novos jogadores conheçam uma versão inicial do game, e para os veteranos é uma oportunidade de relembrar momentos icônicos de anos atrás, o sentimento de descoberta ao visitar uma área antiga do jeito que ela era antes do cataclismo do Asa da Morte (que mudou muitas localidades) ou mesmo perceber como era o estilo de jogo de uma classe que se joga com frequência no MMO tradicional.

Árvore de Talentos do WoW Classic - Divulgação - Divulgação
A árvore de talentos da classe Sacerdote, mantendo o sistema antigo do MMO.
Imagem: Divulgação

Expectativas da comunidade

Antes do lançamento, a versão clássica contou com alguns betas fechados e testes de conexão abertos aos assinantes. Com a liberação da reserva de nomes iniciada em 12 de agosto, muitos jogadores começaram a escolher os reinos, e a demanda foi enorme, lotando diversos servidores.

Desde então a Blizzard foi criando mais servidores para que os jogadores tenham mais opções e não tenham problemas com filas enormes no lançamento da versão Classic. Em uma conferência com jornalistas realizada na semana passada, os desenvolvedores do Classic, Omar Gonzalez e Brian Birmingham, comentaram que a infraestrutura de servidores está muito melhor do que em 2004. "Estamos mais preparados agora".

WoW Classic Servidores - Reprodução - Reprodução
Lista de servidores de World of Warcraft Classic às vésperas do lançamento oficial.
Imagem: Reprodução

Futuros lançamentos

O cronograma inicial da produtora é de lançar o Classic em 6 etapas, começando com o jogo-base e mais as raides Núcleo Derretido e Onyxia, Maraudon e confrontos de jogador contra jogador no mundo aberto. Então, a partir daqui terão mais 5 etapas, desde adicionar mais masmorras e raides (como Covil Asa Negra e Ahn'Qiraj), campos de batalha (Vale Alterac e Ravina Brado Guerreiro) e a Feira de Negraluna, um evento sazonal que aparece 1 vez por mês, onde os jogadores acessam um parque de diversões com muitos mini-games.

Na sexta fase chegará a famosa raide de Naxxramas, a Invasão do Flagelo e objetivos de jogador contra jogador em Silithus e nas Terras Pestilentas Orientais.

WoW Classic - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Para futuros lançamentos, a Blizzard pretende escutar a comunidade e analisar quais serão os próximos passos. Pois tem a expansão "The Burning Crusade", que adicionaram os draenei e os elfos sangrentos, junto com o continente Terralém e novas masmorras e raides.

Requisitos mínimos das versões de PC e Mac

Requisitos mínimos para PC

  • Sistema operacional: Windows® 7 de 64 bits com os pacotes de serviços mais recentes
  • Processador: Intel® Core? 2 Duo E6600 ou AMD Phenom? X3 8750
  • Vídeo: NVIDIA® GeForce® 8800 GT 512 MB ou AMD Radeon? HD 4850 512 MB ou Intel® HD Graphics 4000
  • Memória: 2 GB de RAM (4 GB para placas de vídeo integradas, como na série Intel HD Graphics)
  • Armazenamento: 5 GB de espaço livre
  • Internet: Conexão de internet banda larga
  • Dispositivos de interface: Teclado e mouse são obrigatórios. Outros dispositivos não são compatíveis.
  • Resolução: Resolução mínima de 1024 x 768 do monitor

Requisitos mínimos para Mac

  • Sistema operacional: MacOS® 10.12 (última versão)
  • Processador: Intel® Core? i5, 2 GHz ou mais
  • Vídeo: Placa gráfica com suporte à API Metal e 1 GB de VRAM
  • Memória: 2 GB de RAM (4 GB para placas de vídeo integradas, como na série Intel HD Graphics)
  • Internet: Conexão de internet banda larga
  • Dispositivos de interface: Teclado e mouse são obrigatórios. Outros dispositivos não são compatíveis.
  • Resolução: Resolução mínima de 1024 x 768 do monitor