Topo

PC


"Forager": Como se dar bem no indie que virou febre

Reprodução
Imagem: Reprodução

Daniel Esdras

Do GameHall

30/04/2019 04h00

A lista de jogos mais vendidos do Steam ganhou um integrante curioso nas últimas semanas: "Forager", que passou por um processo de early access, está no top 5 de vendas desde que foi oficialmente lançado, em 18 de abril. Criado pelo argentino Mariano "HopFrog" Cavallero, ele é uma mistura simpática de Zelda com Stardew Valley e Terraria. Ele tem elementos de sobrevivência e a medida certa de nostalgia e "fan service" para quem já acompanha o cenário independente.

O conceito de "Forager" surgiu em uma Gamejam, evento em que desenvolvedores têm um tempo limitado para criar um pequeno jogo. Mariano venceu a competição, ganhou a oportunidade de aparecer em uma feira internacional, e lá conseguiu o apoio da Humble Bundle para concluir e publicar o seu projeto.

Como "Forager" tem uma porção de construções, melhorias, habilidades e itens para coletar pelo mapa, preparamos um apanhando de ótimas dicas para quem está começando. E mesmo se você já se aventurou por lá, dê uma conferida no guia para ter certeza de que não deixou nada para trás.

Primeiros Passos

Como na grande maioria dos jogos de sobrevivência, você deverá começar a sua aventura coletando recursos essenciais para a parte mais básica do craft. Sua área de exploração será pequena: uma ilha no meio do oceano, repleta de árvores, pedras, arbustos e alguns minerais.

O seu primeiro objetivo aqui será construir a fornalha, que permite refinar alguns desses materiais básicos. O problema é que para isso você terá de derrubar árvores e quebrar pedras, o que consome sua energia.

Construir a fornalha é o primeiro passo no jogo. - Reprodução
Construir a fornalha é o primeiro passo no jogo.
Imagem: Reprodução

Para recuperar a energia é preciso comer, e aí entram em cena os arbustos, que podem ser quebrados para conceder uma frutinha. A cada elemento destruído você ganhará uma quantidade de experiência. Ao completar a barra amarela de experiência que fica na parte superior da sua tela, você ganhará um nível e poderá escolher uma habilidade.

Embora o jogo fique bem mais complexo, esse é o ciclo que você deve dominar. Coletar recursos para construir novas construções e ganhar níveis para melhorar as habilidades que permitirão avançar.

Comprando novas terras

Boa parte da progressão acontece quando você compra novas terras. Existem 49 novos blocos de terreno até o momento, com diferentes biomas e desafios para serem superados. Os primeiros blocos custam algumas dezenas de moedas, já os últimos custam milhares.

Esses novos blocos trazem desafios que garantem tesouros, que por sua vez concedem bônus permanentes. Além disso, podem possuir itens diferentes para serem coletados. O deserto por exemplo, tem pimenta, besouros vermelhos e cactos. Já no bioma inicial você encontra flores e arbustos.

Novas terras escondem novos segredos - Reprodução
Novas terras escondem novos segredos
Imagem: Reprodução

Esses itens todos podem ser transformados em diversas melhorias, equipamentos e construções que vão acelerar o seu progresso e permitir novos desafios.

Alguns blocos de terra também contam com tumbas antigas, repletas de puzzles, inimigos e chefes que lembram muito os melhores momentos dos jogos da série "The Legend of Zelda" da era dos 16 bits. Ao completá-las você terá conseguido bastante experiência e itens secretos.

Descubra e complete tumbas repletas de puzzles - Reprodução
Descubra e complete tumbas repletas de puzzles
Imagem: Reprodução

E como jogo bom tem conteúdo que não acaba mais, esses blocos ainda escondem os NPCs, que vão oferecer desafios e missões secundárias em troca de itens e bônus poderosos.

Habilidades

Sempre que você ganhar um novo nível, será possível escolher uma nova habilidade. Elas são divididas em quatro categorias: "Coleta", "Indústria", "Mercado e "Mágica". Cada uma dessas árvores de habilidades garantem novas construções, bônus passivos e possibilidades de progressão no mapa.

A árvore de coleta acelera o processo de aquisição de recursos. Pedras darão mais minerais, árvores darão mais madeira, por exemplo. Além disso, a árvore libera construções como o moinho, que permite transformar trigo em farinha para fazer pães e, o mais importante, criar sementes dos principais vegetais presentes no mapa para plantar.

Vermelho para indústria, verde para coleta, amarelo para mercado e azul para magia. Essas são as 4 árvores de habilidades. - Reprodução
Vermelho para indústria, verde para coleta, amarelo para mercado e azul para magia. Essas são as 4 árvores de habilidades.
Imagem: Reprodução

A árvore da indústria libera as construções de transformação de materiais, como a forja, que cria chaves para tesouros, moedas a partir do ouro e melhorias para sua pá e sua picareta. Ela também garante alguns bônus para criação, como reduzir o custo de madeira em novas construções.

A árvore de mercado é focada no ganho de moedas. Entre as construções importantes estão o Banco e o Mercado. Os bônus vão desde ganho maior de ouro até permitir que itens possam ser vendidos direto do seu inventário, sem precisar ir ao mercado.

Já a aba mágica dá acesso a bônus importantes de experiência através da mesa de inscrições e libera o uso da alquimia para criar poções poderosas. Essa árvore é muito importante para acelerar seu começo de jogo.

A escolha de qual lado ir no fim das contas funciona de qualquer maneira, mas com um pouco de cuidado na hora das escolhas tornará a jogatina bem mais prazerosa e recompensadora.

Dicas e Segredos

- Para recuperar vida é preciso comer refeições preparadas, como peixe cozido ou pão. Para conseguir essas receitas você deve avançar na árvore de habilidades da coleta.

Reprodução
Imagem: Reprodução

- Existem alguns totens nos mapas que garantem bônus para diversas atividades. Somente um deles pode ser acionado por vez.

- Se estiver com dificuldades para conseguir um material vegetal em grande quantidade, considere plantá-lo. Para isso use o moinho para gerar a semente, cave com sua pá, plante a semente e regue com água.

- É possível utilizar os potes de vidro para coletar fadas, insetos, água e várias outras coisinhas, igual acontece em Zelda.

- Para conseguir ouro rápido, venda as gemas que conseguir quebrando pedras. Existem habilidades que aumentam a probabilidade de elas caírem, e construções que possibilitam novos minerais valiosos. O Banco também garante ganho de ouro passivo, e com outra habilidade é possível aumentar a velocidade com que você ganha ouro.

- No início, construa as armadilhas aquáticas que garantem algas e peixes, eles são uma boa fonte de energia barata.

- Resolva os puzzles de cada bloco de terra, eles levam até tesouros que fornecem bônus permanentes importantes.

- Com o tempo, espadas ficarão melhores que a sua picareta para coletar recursos. Não ignore os upgrades da espada por achar a picareta suficiente.

Reprodução
Imagem: Reprodução

- A aba de indústria é a mais importante no longo prazo, pois garante ganho passivo de recursos.

- Poções e pergaminhos são superpoderosos, não subestime o que eles podem fazer.

- Compre o máximo de terras que conseguir, já que as oportunidades e segredos em cada nova ilha são o que avançam o jogo.

- O museu é o mais próximo de um objetivo final. Assim que encontrá-lo, comece a fazer as doações para garantir boas recompensas.

- Tesouros de esqueleto concedem um item que permite escolher entre aumentar a sua energia, vida, dano ou ganhar um nível direto. Esse item ainda pode ser vendido por 2 mil de ouro.

- Existem diversas conquistas no jogo que garantem novas roupas para o seu personagem. Para trocar de aparência você precisa achar a casa em forma de árvore desse NPC e então ir até o guarda-roupa.

Reprodução
Imagem: Reprodução

- Para aumentar a capacidade do seu inventário, crie mochilas na construção que lida com tecidos.

Reprodução
Imagem: Reprodução

- Nenhuma habilidade ou item é absolutamente inútil, todos contribuem de alguma forma, portanto não tenha medo de experimentar e se divirtir bastante com o vasto conteúdo do jogo.

PC