Produtora de "Fortnite" anuncia loja digital para distribuição de games
A Epic Games, criadora do motor gráfico Unreal Engine e do game "Fortnite", anunciou que está lançando sua própria loja virtual para jogos de computador, a Epic Games Store, que será lançada em breve e deve competir com outras lojas digitais como a Steam da Valve.
Segundo a empresa, o serviço contará com uma seleção de jogos para PC e Mac e concederá aos desenvolvedores 88% da receita de vendas.
VEJA TAMBÉM
- Nomes inspirados em "Fortnite" bombam entre bebês dos EUA em 2018
- Jogos indie são reduto de estilos ignorados por grandes produtoras
- Maioria dos jogos do Steam não vende o bastante para sustentar produtores
"Como desenvolvedores, sempre quisemos ter acesso a uma loja com compartilhamento de receita justo, o que nos dá acesso direto a nossos clientes", disse o fundador e CEO da Epic Games, Tim Sweeney.
"Agora que construímos uma loja desse tipo e 'Fortnite' atraiu um grande público de jogadores de PC, estamos trabalhando para abri-la para todos os desenvolvedores".
O novo acordo parece ser mais vantajoso para os desenvolvedores do que o disponível hoje no Steam, onde a Valve fica com cerca de 30% do faturamento obtido, uma porcentagem alinhada com os cortes da Nintendo, Sony e Microsoft em suas respectivas lojas digitais.
Curiosamente, recentemente a Valve anunciou planos de reduzir a sua porcentagem para 25%, quando um jogo atingir a marca de US$ 10 milhões, e outra queda para 20% quando alcançar lucros acima de US$ 50 milhões - mas ainda assim fica abaixo dos apenas 12% da Epic.
Outro ponto positivo para os estúdios é que a Epic pretende renunciar a todas as taxas de royalties da Unreal Engine, ou seja, se um jogo utiliza o Unreal Engine 4, as cópias vendidas na loja da Epic não terão uma porcentagem separada para a Epic pelo uso da ferramenta, incentivando desenvolvedores e editores a direcionar seus fãs para a Epic Game Store a comprar lá.
Além disso, a Epic também planeja lançar um programa chamado "Support-A-Creator", que conecta desenvolvedores a YouTubers, streamers, etc, para compartilhar conteúdos de seus jogos, com a Epic cobrindo os custos iniciais para os primeiros cinco por cento.
"Estamos começando pequeno, com um conjunto de jogos escolhidos a dedo no lançamento", disse Sweeney. "Planejamos crescer ao longo do início de 2019 e abrir a loja mais amplamente no futuro. Teremos um processo de aprovação para novos desenvolvedores passarem para liberar um título. Ele se concentrará principalmente no lado técnico das coisas e na qualidade geral. Exceto para conteúdo exclusivo para adultos, não planejamos fazer uma curadoria com base na expressão criativa ou artística dos desenvolvedores".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.