Topo

Veja os 12 momentos mais emocionantes de "Yu Yu Hakusho"

Do UOL, em São Paulo

28/10/2016 12h46

Com estreia no Brasil em 1997, "Yu Yu Hakusho" foi um dos grandes animes transmitidos no país na década de 1990 e, provavelmente, o maior sucesso após "Cavaleiros do Zodíaco". Animação com ritmo acelerado, qualidade visual ímpar para a época e sem os famigerados fillers, ele conquistou a audiência ao trazer personagens marcantes, muito humor e lutas de tirar o fôlego. Além disso, a versão brasileira contava com uma dublagem icônica, perfeitamente adaptada ao país e com direito a gírias e expressões largamente utilizadas na época.

As aventuras de Yusuke, Kuwabara e companhia tem diversos momentos marcantes, mas escolhemos 12 deles para ilustrar a lista abaixo. Confira!

  • Reprodução

    O ladrão perigoso

    Episódio 8

    A primeira missão de Yusuke como detetive espiritual é recuperar três artefatos demoníacos roubados do mundo espiritual. Enquanto Gouki não se mostrou muito forte e Kurama havia roubado o item para um fim nobre, Hiei parecia o mais determinado e perigoso do trio. A luta contra o demônio é o primeiro momento do anime no qual Yusuke se vê totalmente em desvantagem e, para piorar, sua melhor amiga, Keiko, corre sério risco de morte. Para superar Hiei, Yusuke dá mostras de algo que veremos ao longo de toda a série: sua capacidade de improvisar em uma batalha.

  • Reprodução

    Te conheço de algum lugar

    Episódio 9

    Koenma ordena Yusuke a participar de um torneio cujo prêmio é ser treinado e aprender as técnicas da poderosa Mestra Genkai. Enquanto ele e Kuwabara esperam pelo início da disputa, vemos figuras conhecidas entre os participantes: Ryu, Zangief, Sagat, E.Honda, Guile, entre outros. Sim, os personagens de "Street Fighter" fizeram uma aparição especial. Na verdade, há uma explicação: trata-se de uma homenagem de Yoshihiro Togashi, criador do mangá e do anime e fã de videogames.

  • Reprodução

    Os terríveis irmãos

    Episódio 25

    Yusuke, Kuwabara, Botan, Hiei e Kurama tentam salvar Yukina de seus sequestradores, que contrataram guarda-costas poderosos. Os mais fortes deles são os irmãos Toguro. Na verdade, muito mais fortes, tanto que Kuwabara e Yusuke quase foram derrotados. No final, depois de uma ideia suicida de Kuwabara, os protagonistas saem vitoriosos. A luta em si nem é tanto agitada, porém ela dá a base para todo o próximo arco do anime, o Torneio das Trevas.

  • Reprodução

    A fúria do dragão negro

    Episódio 30

    Na primeira batalha do Time Urameshi no Torneio das Trevas, o adversário é o Time Rokuyukai. Após Kuwabara perder para Rinku e Kurama derrotar Roto, é a vez de Hiei enfrentar Zeru. O adversário do herói baixinho se mostra perigoso ao controlar perfeitamente o fogo, porém Hiei tem uma carta na manga: o golpe Chamas Negras Mortais, que evoca labaredas do mundo dos demônios. Após carbonizar Zeru sem qualquer dificuldade, Hiei acaba sofrendo os efeitos de usar esse poder no mundo dos humanos: seu braço direito fica bastante ferido, praticamente inutilizado.

  • Reprodução

    No fio da navalha

    Episódio 32

    Após o exaustivo treino preparatório para o Torneio das Trevas, Yusuke finalmente acorda a tempo de subir no ringue. Ele enfrenta Chu, que inicialmente aparenta ser apenas um bêbado, mas se mostra um lutador muito forte. Com uma luta equilibrada, Chu tem a ideia de decidir isso de uma maneira pouco ortodoxa: com os calcanhares apoiados em facas presas ao chão, os lutadores trocam socos sem poder se defender. O primeiro a cair, perde. Yusuke, então, mostra que sua cabeça é bastante dura...

  • Reprodução

    Genkai se revela

    Episódio 43

    Uma jovem lutadora mascarada fazia parte do Time Urameshi no Torneio das Trevas. Ainda que as roupas e a baixa estatura pudessem dar dicas de sua verdadeira identidade, ela só é revelada no episódio 43. Trata-se da Mestra Genkai, que na ocasião demonstra todo o seu poder a Yusuke. O protagonista, de fato, estava mais forte por causa do seu treinamento antes do torneio, mas não o suficiente para encarar Toguro. Genkai então propõe um novo treinamento, que de tão árduo poderia causar a morte de Yusuke.

  • Reprodução

    A lendária raposa

    Episódio 46

    Kurama estava em maus bocados em sua luta contra Ura Urashima, o lutador gordinho que utilizava uma vara de pescar e fazia parte do Yime Uraotogi. Com seu chicote de espinhos sem causar efeito e vítima de uma técnica que utilizava uma fumaça para fazer o adversário rejuvenescer - a ponto de virar um bebê -, Kurama acabou regredindo à sua forma demoníaca. Surgia então a lendária raposa Yoko, dona de um poder altíssimo.

  • Reprodução

    Adeus, mestra

    Episódio 52

    Ainda que o resultado tenha sido triste, o encontro entre Genkai e Toguro revela diversos detalhes sobre a relação dos dois. Parceiros há 50 anos, Toguro decidiu vender sua alma em troca de manter sua juventude e poder. Na luta, uma já enfraquecida Genkai não é capaz de enfrentar Toguro com 45% do seu poder e acaba mortalmente ferida. Yusuke chega para socorrer, mas já não adianta - e de quebra, acaba levando um belo sopapo de Toguro. O trauma de ver sua mestra morta acaba influenciando a postura do protagonista até a luta final do torneio.

  • Reprodução

    A queda de Toguro

    Episódios 61 a 64

    A luta contra o Time Toguro é dura e sangrenta. Após Kurama e Hiei vencerem - apesar de Kurama ser desclassificado - seus adversário e destruírem um ringue no processo, Kuwabara derrota o irmão Toguro mais velho. É a vez da grande luta entre Yusuke e o Toguro mais jovem. Yusuke tenta atingir Toguro, mas este resolve mostrar os 100% de sua força. O protagonista parece desmotivado a lutar e, sugerido pelo espírito de Genkai, Toguro resolve matar um dos integrantes do Time Urameshi para deixar Yusuke com raiva. O escolhido é Kuwabara. Vendo o amigo (supostamente) morrer, o poder total de Yusuke desperta. Mesmo com Toguro elevando sua força a 120%, ele não é páreo para Urameshi e acaba sendo obliterado.

  • Reprodução

    Yusuke, o demônio?

    Episódio 93

    A terceira saga de "Yu Yu Hakusho" mantém o nível das anteriores, mas a batalha final contra Shinobu Sensui é a sua parte mais importante. Nada parecia ser capaz de impedir que os planos do multifacetado e cruel vilão, ainda mais após Yusuke ser, aparentemente, morto pelo adversário. Após a suposta vitória, Sensui escapa para o mundo dos demônios, sendo perseguido por Kuwabara, Hiei e Kurama. Nesse momento, um novo poder surge para Yusuke, que revive e, com uma nova aparência, vai atrás de Sensui. Possuído pelo recém-adquirido poder demoníaco, o protagonista espanca Sensui com uma crueldade incomum. Quando estava prestes a finalizar o adversário, mirando um Reigun contra um indefeso Sensui, Yusuke recobra os sentidos, porém era tarde demais: o poder é disparado e Sensui vira história.

  • Reprodução

    A origem de Yusuke

    Episódio 103

    Já no mundo dos demônios a convite de um dos três reis locais, Raizen, Yusuke é treinado pelo anfitrião. Tudo parecia correr bem, mas um dia Raizen o ataca, dizendo que estava "com muita fome". A explicação que vem a seguir esclarece a origem do detetive espiritual: há alguns séculos, Raizen estava no mundo dos humanos e conheceu uma mulher. Após passar uma noite com ela, ele decidiu nunca mais se alimentar de humanos - o que explica ele estar à beira da morte. A mulher, em questão, era uma ancestral de Yusuke, o que faz com que o protagonista passe a chamar Raizen de "pai". Com o demônio morto e a iminência de uma guerra por poder entre os demais reis, Yusuke decide realizar um torneio para definir quem será o novo e único rei do mundo dos demônios.

  • Reprodução

    A última batalha

    Episódios 110 e 111

    O torneio para definir quem será o rei do mundo dos demônios segue a todo vapor, com combatentes extremamente fortes e perigosos. Yusuke avança sem problema em suas duas primeiras lutas, porém a terceira disputa é contra Yomi, um dos três reis locais. Na fase inicial da disputa, Yusuke pondera que não há razão para ele lutar e que, ao contrário de Toguro e Sensui, ele não buscava encontrar alguém mais forte a ponto de derrotá-lo. Isso irrita Yomi, a ponto de ele espancar Yusuke para "animá-lo". O que acontece em seguida é que Yusuke desperta o seu poder demoníaco para, efetivamente, atingir Yomi. Após ambos se atingirem simultaneamente, Yusuke cai, inconsciente, e Yomi é declarado vencedor. Muito ferido, porém, ele não pode continuar. Situação similar ocorre com os demais favoritos, fazendo com que o título de campeão e de novo rei dos demônios fique com Enki, um antigo amigo de Raizen. É um final inusitado para um anime que buscava ser imprevisível em todos os seus episódios.