Conteúdo de marca

Renovação ou crise? Qual o futuro do SBT

Daniel Palomares e Felipe Pinheiro

De Splash, em São Paulo

O SBT passa por um dos períodos mais turbulentos de sua história. Diante de uma série de dispensas, programas cancelados ou suspensos e novas atrações chegando, fica a pergunta: o que o futuro reserva para o império de Silvio Santos?

Continua depois da publicidade

Tchau para as estrelas adolescentes

Larissa Manoela e Maisa Silva, que cresceram em frente às câmeras, foram alçar voos mais altos. Larissa se prepara para estrelar sua primeira novela na Globo, e Maisa segue com seu programa no SBT só até o final de outubro.

Essa mudança partiu de um incômodo dentro de mim, alguma coisa que dizia que eu deveria dar um passo a mais e sair da minha zona de conforto. Eu comecei a ter propostas de outros projetos que eu também tinha vontade [de fazer].

Disse Maisa em vídeo no seu canal do YouTube

Jornalismo abalado

Dois dos principais nomes do jornalismo da emissora, Roberto Cabrini e Rachel Sheherazade, também encerraram seus ciclos no SBT neste ano. Em entrevista a "IstoÉ", Rachel disse acreditar que o empresário Luciano Hang, das Lojas Havan, possa estar relacionado à sua dispensa.

Sendo ele uma espécie de garoto propaganda do bolsonarismo e ainda por cima um dos maiores patrocinadores do SBT, sim, ficou claro que ele pediu a minha cabeça à emissora.

RAC - Reprodução / Internet - Reprodução / Internet
Rachel Sheherazade, âncora do SBT Brasil, fala sobre contrato (Reprodução)
Imagem: Reprodução / Internet

Estrelas desligadas

Nesta semana, outras estrelas também deixaram de fazer parte do elenco do canal. Lívia Andrade, Mamma Bruschetta, Leão Lobo e Carlinhos Aguiar não tiveram seus contratos renovados.

Continua depois da publicidade

Vim pessoalmente [ao SBT] para acertarmos os detalhes e foi decidido assim. Achei melhor também porque estou parada e fico travada [sem poder participar de programas de outras emissoras].
Lívia Andrade, apresentadora, sobre a não renovação do contrato

Atrações suspensas

Segundo informações do próprio SBT, enquanto uma vacina contra a covid-19 não aparecer, muitas das atrações da casa ficarão suspensas. É o caso da nova fase de "As Aventuras de Poliana", do "Esquadrão da Moda", do "Programa Raul Gil" e do "Topa ou Não Topa", de Patrícia Abravanel.

Sem que novas gravações aconteçam, esses e outros programas, como o "Bom Dia & Cia", continuarão com reprises sendo exibidas até que a situação da pandemia seja normalizada.

Continua depois da publicidade
sil - Reprodução/SBT - Reprodução/SBT
Silvia Abravanel no Bom Dia & Cia (Reprodução - SBT)
Imagem: Reprodução/SBT

Diretor do Teleton

A reestruturação da emissora atingiu também quem trabalha nos bastidores, como o diretor Michael Ukstin, que estava no canal desde 2007 e trabalhou em programas de Silvio Santos e Patrícia Abravanel. Ukstin dirigiu nada menos do que 11 edições da maratona beneficente Teleton.

O término de um relacionamento sempre é um pouco difícil. Vou sentir saudade, confesso! Mas esse término não é necessariamente um fim. A admiração, o respeito e o carinho continuam. A amizade continua! E esta fase difícil vai passar!

Michael Ukstin, ex-diretor do SBT, em depoimento no Facebook

Continua depois da publicidade

Investimento no esporte

Se algumas atrações ficaram para trás, a programação ganhou novidades. O canal adquiriu os direitos de exibição da Taça Libertadores da América, e fontes ligadas à emissora revelam que, depois do primeiro trimestre de 2021, o SBT terá mais reforços na faixa esportiva.

Que ano diferente, não?

Muitas pessoas até estranharam em ver partidas de futebol às quartas-feiras no canal de Silvio Santos, afinal, a emissora não investia em programação esportiva até pouco tempo atrás.

Continua depois da publicidade

Nomes do alto escalão do canal, como Eliana e Ratinho, foram até convidados a participar da transmissão de alguns jogos da Libertadores, mostrando a importância do novo investimento.

Foi sem querer querendo...

Para ter uma ideia das transformações no SBT, até o seriado "Chaves" deixou de ser exibido após 36 anos. O motivo? Uma mudança contratual do Grupo Chespirito, dono das histórias criadas por Roberto Gómez Bolaños, com a rede mexicana Televisa.

Datas importantes

Toda essa reestruturação acontece em um momento emblemático para o canal e seu dono. Silvio Santos completa 90 anos em dezembro, e a emissora, 40 anos em 2021.

Continua depois da publicidade

Ou o SBT está enfrentando sua pior crise, ou se reinventando para o futuro. Só o tempo dirá.

0