Topo

Ricardo Feltrin

REPORTAGEM

Ibope mensal: TV aberta cresce; TV paga e streaming caem

Televisão aberta ainda terá fôlego por muitos anos - iStock/Getty Images
Televisão aberta ainda terá fôlego por muitos anos Imagem: iStock/Getty Images

Colunista do UOL

13/03/2023 04h05

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A TV aberta continua demonstrando seu fôlego junto ao público, a despeito das velhas e novas plataformas de conteúdo em vídeo.

Segundo dados consolidados da Kantar Media, obtidos por esta coluna, no mês passado a maioria das TVs abertas registrou um pequeno ganho de público ("share"). A comparação é feita com o mês anterior, janeiro.

Ibope em todos os aparelhos

Os dados desta reportagem são do consumo nacional, 24 horas por dia, em todos os aparelhos dentro de uma residência: TVs, SmartTVs, celulares, tablets e computadores.

Repetindo, só está sendo medido o consumo dentro dos domicílios. Os planos da Kantar são de alongar essa medição no futuro também para o consumo fora de casa (das pessoas das famílias monitoradas, claro).

Uma exceção na TV aberta foi o SBT, que registrou pequena queda no mês passado (veja os números ao final do texto).

Queda sazonal

Por outro lado, o consumo de plataformas de compartilhamento de vídeos (YouTube) e de streaming, assim como a TV por assinatura registraram uma pequena e rara queda.

"Rara" porque, aparentemente, essas plataformas continuam a crescer ano após ano, embora de forma bem menos acelerada nos últimos 12 meses, na comparação com anos anteriores que marcaram a "explosão" de consumo nesse serviço.

No mês passado esse consumo caiu 4% em relação a janeiro.

Além disso, a audiência do YouTube no Brasil (em "share") só é menor que a da Globo. Já a Netflix, por exemplo, tem cinco vezes mais público que o Globoplay.

Já a TV paga continua perdendo público, embora sua participação (11,8% do share) ainda seja bem maior que os serviços de streamings somados (7,1%), mas sem YouTube.

Porém, a TV por assinatura continua com um público bastante fiel e resiliente à queda da base de clientes que vem ocorrendo desde o final de 2014.

Veja os números (fevereiro x janeiro)*

1º Globo - 33,7% (+4%)
2º Streaming + Youtube - 21,8% (-4%)
3º TV paga - 9,1% (-5%)
4º RecordTV - 10,6% (+2%)
5º SBT - 8,3% (-4%)
6º Band - 2,0% (0%)
7º RedeTV - 0,7% (+13%)

Fonte: Dados da Kantar Media, obtidos pela coluna

*Em share, ou participação no universo de TVs e aparelhos disponíveis dentro de uma residência monitorada pela Kantar

Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook, Instagram, site Ooops e YouTube